Geral

UFMS oferece teste gratuito de Covid-19 para a população a partir do dia 1º de fevereiro

Circuito MS

14:25 25/01/2023

A testagem será realizada no Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias, da Faculdade de Medicina (Famed)

Sem necessidade de agendamento prévio, a partir do dia 1º de fevereiro, o Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias, da Faculdade de Medicina (Famed), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), realizará testagem para a Covid-19 de forma gratuita.

Conforme divulgado pela universidade, o serviço será oferecido para as comunidades interna e externa.

A coleta de amostras será feita sempre por ondem de chegada, mediante a retirada da senha, com atendimento das 7h30 às 11h. O resultado fica pronto em 24 horas.

Anteriormente, o Laboratório já oferecia testes de Covid, mas apenas para a comunidade universitária

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias, James Venturini, afirma que o objetivo é expandir as testagens.

Ele ressalta que o Laboratório possui o espaço apropriado e recursos humanos para a coleta do exame PCR (reação em cadeia da polimerase).

“Outra motivação é ampliarmos as análises genômicas dos vírus para sabermos as variantes circulantes no nosso Estado”, disse.

Saiba mais

Conforme as informações divulgadas pela instituição, a testagem poderá ser oferecida graças a parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do projeto nacional Laboratório de Campanha.

Venturini explica que o monitoramento genômico é importante, pois as informações a respeito das variantes presentes em Mato Grosso do Sul podem contribuir para orientar novas medidas de controle da doença.

Os exames serão realizados em pessoas que apresentarem sintomas da Covid.

“Os sintomas atuais, por conta da vacina, são bem mais leves, mas ainda tem o perfil respiratório, isto é , coriza, tosse, dor na garganta, mal estar, entre outros”, destacou.

Pessoas que apresentarem sintomas persistentes por, pelo menos, dois dias seguidos podem procurar o atendimento na Unidade 9.

Boletim Covid

Dados publicados pelo boletim epidemiológico semanal, divulgado ontem (24) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostram que 986 pessoas testaram positivo e seis morreram de Covid-19 em Mato Grosso do Sul na última semana.

Segundo informações do boletim, o Estado já registrou, desde 2020, 602.144 casos confirmados da Covid-19. Além disso, foram 10.975 óbitos confirmados até o momento.

Na última semana, a Capital  é o local que registrou a maior quantidade de casos confirmados, 136 registros, seguido de Ivinhema e Sete Quedas, ambas as cidades com 62 casos.

Ainda segundo o boletim, os municípios de Chapadão do Sul e Camapuã registraram 58 e 55 novos casos, respectivamente. (Cauê Reis colaborou).

Via Correio do Estado MS

Comente esta notícia