Prefeitura propõe aos professores pagar o reajuste de 10,39% em duas vezes
17:42 30/01/2023
Após um longo impasse, no qual houve até mesmo dias de paralisão de aulas, finalmente a Prefeitura de Campo Grande e o ACP (Associação Campo-grandense de Profissionais da Educação Pública de Campo Grande) chegaram a um acordo e agora caminham para selar o pagamento dos 10,39% do reajuste salarial garantido pela Lei do Piso das 20h que deveria ter sido aplicado sob os vencimentos de novembro do ano passado.
Na manhã desta segunda-feira (30), em coletiva de imprensa, a prefeita Adriane Lopes (Patrita) explicou que foram necessários realizar alguns reajustes nas contas da Prefeitura para poder encaixar o pagamento dos professores. “Diminuímos comissionados e despesas de custeio para que hoje pudéssemos sentar e trazer uma proposta que seja exequível. Hoje estamos propondo o cumprimento dos 10,39%”, afirmou ela.
Na nova proposta apresentada aos professores, a Prefeitura dividiu o percentual total em duas prestações, sendo que a primeira será paga já neste mês de fevereiro, na ordem de 4%, e os outros 6,39% somente no mês de junho. Agora, o Sindicato fará uma assembleia geral para debater e aprovar, ou não, a oferta do Município. Caso os professores aceitem a divisão do percentual, a proposta será encaminhada para a Câmara Municipal para discussão e aprovação em sessão ordinária na quinta-feira (02).
O presidente da ACP, Gilvano Bronzoni, destacou na coletiva que essa foi a quarta reunião entre as partes desde o mês de novembro e classificou a proposta como sendo positiva. “Acredito que os professores devam discutir de forma madura e entender que daqui pra frente vamos apresentar a questão da continuidade do diálogo. Sabemos que não é aquilo que o professor entende que merecia, mas depois de tanto debate sabemos que a prefeita teve que fazer vários ajustes e um sacrifício grande na maquina”, disse.
Os vereadores que integram a Comissão da Educação na Câmara Municipal também participaram das negociação. O presidente, vereador Juari Lopes (PSDB), afirmou que o tema será discutido na Casa quando os trabalhos forem abertos. “Vamos fazer uma sessão extraordinária para validar o aumento dos professores”, afirmou o parlamentar.
O acordo entre as partes acontece faltando poucos dias para o início das aulas na Rede Municipal de Ensino (REME), prevista para o dia 08 de fevereiro. Além disso, a categoria deve começar a discutir com o Município o pagamento do reajuste também da Lei do Piso de 20h previstos para serem cumpridos no decorrer deste ano.
Via Enfoque MS
Comente esta notícia
compartilhar