Geral

Igreja lança Campanha da Fraternidade nesta quarta-feira a debater ‘a fome’ no Brasil

Circuito MS

11:24 22/02/2023

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lança na manhã desta quarta-feira (22), a tradicional CF (Campanha da Fraternidade) 2023, que traz como tema a fome no Brasil

A ideia da Igreja Católica é reforçar a emergência do assunto e sensibilizar os fiéis para que participem dos movimentos e ações voluntárias de combate a fome. A CF, criada a 30 anos, marca a abertura do tempo de quaresma, que para Católicos, é período de 40 dias de reflexões, penitencias e celebrações que levam ou culminam com a Semana Santa, no mês de Abril.

Cada Igreja regional, faz alguma programação especial de abertura da CF, como em Campo Grande, que o lançamento festivo da CF 2023, será no domingo (26). O lançamento hoje, é primeiro em nível nacional, que segue ainda hoje, nas celebrações das Cinzas, por todas as comunidades Católicas, que tenham Missas, sendo já lido carta sobre a CF 2023.

A missa festiva de abertura na Arquidiocese da Capital, também é tradicional, para reunir fieis de todas as Paróquias, para anuncio e envios sobre ações referente ao tema. Assim, é realizada a partir das 9 horas do domingo (26), no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco, localizado na Av. Júlia Maksoud, no bairro Monte Castelo. Os fiéis já terão a oportunidade de levar alimentos não perecíveis que serão doados para instituições parceiras da igreja.

A Campanha da Fraternidade sempre trata de um tema que emerge ou anda na atualidade da sociedade brasileira. Um dos objetivos é propor aos fiéis um caminho de conversão para não ceder à cultura da indiferença frente ao sofrimento humano conforme pede o Papa Francisco. Assim, com a volta do Pais ao mapa da fome, nos últimos quatro anos de caos governamental e Institucional no Brasil, este ano a CF, tem como tema “Fraternidade e Fome” e o lema bíblico, extraído de Mateus 14, 16 em que se lê: “Dai-lhe vós mesmo de comer!”.

Realidade atual do Brasil

No Brasil, mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome, de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. O país voltou a aparecer no Mapa da Fome das Organizações das Nações Unidas, a ONU, depois de uma década.

De acordo com a Arquidiocese de Campo Grande, a CF é o modo brasileiro de celebrar a Quaresma. “Ela não esgota a Quaresma. Dá-lhe, porém, o tom, mostrando, a partir de uma situação bem específica, o que o pecado pode fazer quando não o enfrentamos. Por isso, a cada ano, recebemos um convite para viver a Quaresma à luz da Campanha da Fraternidade e viver a Campanha da Fraternidade em espírito de conversão pessoal, comunitária e social”, explica em nota.

Sobre o tema, a instituição explica que os fiéis são convocados a considerar a fome como referência para a reflexão e propósito de conversão. “Seu objetivo é sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo”.

A Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, acontece em todas as comunidades do Brasil, no Domingo de Ramos. Em 2023, a Coleta será realizada no dia 2 de abril. Do total arrecadado, as dioceses enviam 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerido pela CNBB. A outra parte, 60%, permanece nas dioceses para atender projetos locais, pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS).

Via CNN Brasil

Comente esta notícia