Justiça

Prefeitura promove ação que levará serviços judiciários a pessoas em situação de rua

Circuito MS

15:15 05/03/2023

O mutirão de atendimentos dará orientação jurídica e também distribuirá alimentos

Com objetivo facilitar o acesso da população de rua à justiça e serviços dos órgãos que compõem o sistema judiciáriom a Justiça Federal de MS realiza nos dias 6, 7 e 8 de março uma ação por meio do programa Pop Rua Jud.

A ação vai reunir mais de 20 instituições do poder público federal, estadual e municipal,  que irão atender a população em situação de rua em tendas montadas pelo Exército que funcionarão das 8h30 às 17 horas, na Unidade de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias (UAIFA I), localizada na Rua Jornalista Marcos Fernandes, Jardim Veraneio.

Entre os serviços, serão oferecidos ajudas para emissão de documentos (RG, CPF e certidões), cadastro em programas sociais, regularização eletoral e militar, orientação jurídica, fundo de garantia e PIS, cursos profissionalizantes, e atividades culturais.

A Funtrab, vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), disponibilizará vagas de emprego, assistência social e orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital.

Segundo o diretor-presidente da Funtrab Marco Aurélio Santullo, “é de extrema importância a parceria do Governo do Estado para o fortalecimento da cidadania e garantia dos direitos fundamentais, na promoção da justiça social às pessoas que vivem em situação de rua”, ressaltou.

Segundo o comitê organizador, a estimativa é que o serviço alcance acerca de 600 pessoas acolhidas na unidade e nas 11 comunidades terapêuticas parceiras da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS).

Além dos imigrantes atendidos na Casa de Passagem Resgate, Centro POP e moradores em situação de rua que serão abordados pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e convidados a participar da ação.

Via Correio do Estado MS

Comente esta notícia