Desenvolvimento

MS recebe primeiro posto gratuito de abastecimento de veículos elétricos

Circuito MS

13:18 24/04/2023

O eletroposto que funciona na UFMS vai abastecer gratuitamente bicicletas, patinetes e carros elétricos, após cadastro prévio

Na manhã desta segunda-feira (24), foi inaugurado o primeiro posto de abastecimento de veículos elétricos em Mato Grosso do Sul, uma parceria do Governo do Estado, UFMS e iniciativa privada.

Conforme divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o eletroposto pode abastecer veículos e bicicletas elétricas, com funcionamneto no campus da UFMS em Campo Grande.

Ainda segundo o Detran, até o final do mês passado, haviam registrados no Estado, cerca de 271 veículos híbridos.

A unidade construída na UFMS fica próxima ao complexo de piscinas do campus e utiliza energia solar fotovoltaica, sendo também ligada à rede de distribuição da concessionária de energia elétrica que atende o Estado. A potência nominal é de 95 kW, permitindo uma recarga rápida.

Segundo os pesquisadores envolvidos no projeto, é fundamental a participação do Detran-MS na iniciativa pioneira.

“O projeto contou com fomento externo significativo advindo do Detran-MS, parceiro importante para que os objetivos propostos para o eletroposto físico fossem atingidos”, pontuaram.

O projeto é coordenado pelo professor Ruben Barros Godoy e conta com a participação de professores, técnicos, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação em engenharia elétrica.

Saiba mais

O projeto para execução começou em 2021, contando com investimento inicial de R$ 350 mil, conforme divulgado pela UFMS à época.

O eletroposto serve não somente à universidade como ponto de recarga para seus veículos, mas também, e principalmente, como laboratório para o desenvolvimento de pesquisas sobre a mobilidade elétrica e sobre o uso de energia solar como fonte de abastecimento.

Ainda nesta manhã (24), a UFMS informou em suas redes sociais que o eletroposto vai abastecer gratuitamente bicicletas, patinetes e carros elétricos, após cadastro prévio.

Via Correio do Estado MS

Comente esta notícia