Mobilização quer chamar atenção para o glaucoma em shopping de Campo Grande
9:00 20/05/2023
Evento nacional, 24 horas pelo glaucoma, acontece anualmente como forma de alerta para a doença
Ação em shopping de Campo Grande vai orientar sobre o glaucoma neste sábado (20), durante ação denominada 24 horas pelo Glaucoma. O monumento do obelisco no centro da cidade, também, receberá iluminação para marcar atenção sobre a prevenção à doença.
Depois de a pandemia de Covid-19 desacelerar o atendimento de oftalmologia principalmente na rede pública de saúde, os números voltam a subir. No primeiro trimestre de 2022, Mato Grosso do Sul realizou 6.755 exames para diagnóstico de glaucoma, aumento de 52% em relação a 2021.
Mato Grosso do Sul registrou o segundo melhor desempenho no período, entre os estados do Centro-Oeste, que teve média de 15% de aumento nos exames entre 2022 e 2021. Os dados são do Ministério da Saúde, compilados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), e querem chamar a atenção para casos de glaucoma, uma doença silenciosa e que pode levar à cegueira.
Para a oftalmologia, maio é o mês nacional de prevenção ao glaucoma, com realização de eventos em todo o país para conscientização da sociedade.
Dia D de mobilização
Neste ano, o dia D de mobilização, chamado de 24 horas pelo glaucoma, será hoje, das 10h às 22h, no Shopping Campo Grande. Sem a realização de exames, a ação vai dar orientações relacionadas ao glaucoma, distribuir panfletos e realizar indicações para consulta oftalmológica.
Em parceria com a prefeitura de Campo Grande, o monumento do obelisco, localizado na avenida Afonso Pena com a rua José Antônio, ficará verde por 15 dias, em apoio à causa.
Representante da Sociedade Brasileira de Glaucoma em Mato Grosso do Sul, o oftalmologista, Arthur Resende, alerta para os cuidados com a doença. “Em muitos casos o glaucoma não provoca sintomas nos pacientes, que vão perdendo a visão aos poucos e demoram a perceber”, diz. Devido a isso, o especialista recomenda a realização de exames de rotina a partir dos 35 anos e ao aparecimento de qualquer sintoma atípico, como pressão nos olhos.
Via Enfoque MS
Comente esta notícia
compartilhar