Geral

Semana de prevenção às drogas tem políticas que tipificam usuários em prol da segurança

Circuito MS

16:00 19/06/2023

Secretário de segurança de MS separa quem faz uso recreativo de quem está em vulnerabilidade, comete crimes, e precisa de intervenção do Estado em várias vertentes

Diferenciar usuários recreativos dos que praticam furtos e precisam de intervenção do Estado, seja policial ou social, convergindo trabalhos de prevenção; repressão e recuperação por parte do Poder Público, é o norte das semanas Nacional de Políticas Sobre Drogas e Estadual e Municipal de Prevenção às Drogas.

Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira destaca o combate principalmente ao chamado “tráfico doméstico”, oposto ao que apreende altos volumes de entorpecentes em grandes centros consumidores, portos e aeroportos.

“Tem que discutir o efeito do tráfico doméstico, que promove e fomenta crimes contra o patrimônio, a vida e a dependência química. O tráfico de drogas não pode ser enfrentado apenas não deixando chegar, mas também prevenindo que outros usuários consumidores adentrem este mercado”, aponta ele.

Diferentes usuários

Ainda, Antônio Carlos Videira lembra que muitas pessoas em Mato Grosso do Sul são usuárias, mas não praticam furtos ou cometem qualquer tipo de crime, que precisam ser diferenciados dos que são presos, processados, além dos usuários cadastrados e moradores de rua.

“É aquele que, digamos assim, usa na sua casa, seu ambiente rural, no lazer. E tem outros que praticam crimes que são milhares. Esses números no MS podem passar de 10 mil pessoas, hoje, em todos os estados e nós estamos ainda tendo um problema, por exemplo, com municípios da Fronteira com usuários que estão vindo de outro país”.

Videira descreve que Mato Grosso do Sul recebe uma grande parcela de população itinerante, de pessoas que “vem fazer turismo e acabam usando drogas”, o que faz os números de usuários oscilarem.

“Estão vindo da Colômbia, da Venezuela, do Haiti, porque o Mato Grosso do Sul tem recebido muitas pessoas de fora e essas, durante o período que estão aqui, estão tendo acesso às drogas”, afirma.

Para Videira, a importância do combate ao tráfico em pontos que fomentam e abastecem essa cadeia mais vulnerável de pessoas, é justamente tratar esse universo de cerca de 10 mil pessoas que praticam crimes em decorrência da dependência química, que tem, em sua maioria, como alvo comércios; fios e furtos comuns.

“Só que enquanto elas estiverem consumindo drogas você tem, além de uma pessoa de fácil dependência, você tem quem está fornecendo… aí você tem que combater quem está vendendo, mas também quem está, de certa forma, usando. Aí o papel importante das comunidades terapêuticas que vão tratar essas pessoas”, complementa o secretário de Segurança.

Semana de conscientização

O Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas realiza a Semana Estadual e Municipal de Prevenção as Drogas – Álcool e outras drogas e a diversidade, alinhando políticas em favor da vida.

As palestras ocorrem de 19 a 26 de junho na sede do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, localizado na avenida Eduardo Elias Zahran, número 743, Jardim Paulista.

Confira a programação:

Segunda-feira, 19 de junho
ABERTURA

Drogas no Cenário Conferência Magna: “Realidade e Perspectivas da Política Sobre Nacional”
Convidado: Secretária Nacional de Políticas Públicas Sobre Drogas e Gestão de Ativos/SENAD
DIPLOMA DE MÉRITOS PELA VALORIZAÇÃO DA VIDA.

Personalidades e Instituições que se destacaram nos dois últimos anos nas ações e/ou projetos e programas de prevenção; acolhimento e reinserção social; redução de danos e a saúde; tratamento; redução da oferta; estudo, pesquisa e avaliação.

Terça-feira, 20 de junho
FÓRUM DE DEBATES

8h – Painel 1. População de Rua e as políticas de saúde e drogas
Convidados: FEBRACT; Programa de Ação Integrada e Continuada/PAIC – Lei 6822/2022 – Barbara Cristina Rodrigues Diretora Adjunta/SDHU; Consultório de Rua/SESAU*
Mediador: CEAD/MS

9h30 – Painel2. Políticas de Educação e Reinserção social: Pessoas Privadas de Liberdade do Sistema Prisional e Dependentes Químicos em Programas de Acolhimento Recuperação/CTS
Convidados: SED; SEMED; AGEPEN; SDHU/PAIC; FESMACT/Esquadrão da Vida/CT
Mediador: CEAD/MS

13h30 – Oficina/GT: Relatório dos Painéis e encaminhamentos

Quarta-feira, 21 de junho
FÓRUM DE DEBATES

8h – Painel 1. A saúde da mulher e as drogas, consumo, vulnerabilidades e estigmas
Convidados: Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres; Subsecretária Municipal da Mulher/SEMU; Delegacia da Mulher*; CAPS AD
Mediador: CEAD/MS

9:30h – Painel 2. Minorias sexuais – LGBT e as vulnerabilidades ao consumo de álcool e outras drogas
Convidados: Subsecretaria de Políticas Públicas LGBTQIA+; Coordenadoria Municipal de Políticas LGBT; ATMS
Mediador: CEAD/MS

13h30 – Oficina/GT: Relatório dos Painéis e encaminhamentos

Quinta-feira, 22 de junho
FÓRUM DE DEBATES

8h – Painel 2. Pessoas com deficiência e as vulnerabilidades ao álcool e outras drogas
Convidados: Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência/SubsPCD; Conselho Municipal de Apoio aos Direitos da Pessoa com Deficiência/COMPD; Escola Juliano Varela
Mediador: CEAD/MS

9h30 – Painel 1. A Questão Racial e as drogas, consumo e estigmas
Convidados: Secretaria Executiva/ SEADMS – Dr. Ben Hur Ferreira, Subsecretaria de Igualdade Racial/Subsracial
Mediador: CEAD/MS

13h30 – Oficina/GT: Relatório dos Painéis e encaminhamentos

Sexta-feira, 23 de junho
FÓRUM DE DEBATES – PREVENÇÃO, CUIDADOS E PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS E VIOLÊNCIAS

8h – Painel 1. Trabalho Infanto-Juvenil e o aliciamento às drogas
Convidados: Ministério Público do Trabalho/MPT; COMAD/Corumbá; NUDECA/DPE;
Mediador: CEAD/MS

9h30 – Painel 2. Fatores que protegem crianças e adolescentes ao álcool e outras drogas e violências e o atendimento primário de cuidados na rede psicossocial
Convidados: SUPAS/SEAD; RAPS; CAPS ;I Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude/Subjuventude;
Mediador: COMCEX/MS

13h30 – Oficina/GT: Relatório dos Painéis e encaminhamentos

Domingo, 25 de junho
MANHÃ DE ESPORTE E LAZER NO PARQUE DAS NAÇÕES INDÍGENAS
Realização: SEJUSP, CEAD/MS, FUNDESPORTE, DETRAN, SETESCC e SESAU

Segunda-feira, 26 de junho
FÓRUM DE DEBATES
Local: DOURADOS/MS – Cine-Auditório UFGD – Unidade I
Rua João Rosa Góes, 1761 – Vila Tonani I
Realização: CEAD/MS; COMAD/DOURADOS/MS; UFGD; CEAID

18h – Painel .1 Álcool e outras drogas e o agravamento da condição de vulnerabilidade social em Populações Indígenas no Estado de MS.
Convidados: Subsecretaria de Políticas para Povos Originários; D.r Juberty Antônio Conv PF; CEAID Souza/ Médico Psiquiatra/CEADMS; SUPDH/SEAD/MS; MPF; CEAID
Mediador: CEAD/MS

Projeto Cuidar – Projeto de Extensão/UFGD/FUNEP.
Expositor: Prof°. Gicelma Chacarosqui Torchi/UFGD/FUNAEP
Mediador: COMAD/DOURADOS MS
Oficina/GT: Relatório dos Painéis encaminhamentos
ENCERRAMENTO DA SEMANA NACIONAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS 2023

Videira pontua que nessa repressão ao tráfico existem várias frentes atuando, sejam as que apreendem, ou as que previnem e recuperam, por isso a importância em discutir políticas de reinserção social.

“E aí entram os parceiros da Secretaria de Saúde e Assistência Social, porque este problema dos usuários acaba desaguando na segurança pública, mas exige uma transversalidade de ações que necessariamente passa pela recuperação daqueles que já são dependentes químicos”, comenta.

Para o secretário é importante, sim, recuperar os usuários de drogas, mas, para isso, frisa a necessidade da atuação de outras forças, como o Poder Judiciário; Defensoria Pública; Assistência Social; secretarias municipal e estadual de Saúde e, inclusive, Secretaria de Educação.

Via Correio do Estado MS

Comente esta notícia