Trabalhadores de MS tiveram reajuste salarial acima da média nacional
14:24 29/07/2023
Centro-Oeste lidera o ranking como a região com o maior índice de reajustes acima da inflação no primeiro semestre do ano, melhor cenário desde 2018
Boletim salariômetro, publicado nesta sexta-feira (28), mostra que, no primeiro semestre de 2023, as negociações salariais em Mato Grosso do Sul ficaram 0,77% acima da inflação, índice maior que a média nacional, de 0,67%, mas inferior à média de outros estados do Centro-Oeste, como Mato Grosso, que possui uma economia semelhante, com reajustes 1,12% acima da inflação.
A pesquisa mostra que, a nível nacional, 77,05% das negociações salariais superaram a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), melhor resultado desde 2018.
O Centro-Oeste lidera o ranking como a região com o maior índice de reajustes acima da inflação, com 0,93%, 26 pontos percentuais acima da média nacional (0,67%).
Na região, Mato Grosso lidera com o maior índice percentual dos reajustes, com 1,12% acima da inflação. Em sequência, os reajustes do Distrito Federal ficaram 0,82% acima; em MS, 0,77%; e em Goiás 0,64%.
No País, o estado que lidera o ranking de altas nos acordos salariais é o Amapá, com 1,77% acima da inflação. Por outro lado, a Bahia registrou o pior índice, com 0,07%.
Segundo a Fipe, todos os seis meses do ano registraram reajustes reais acima da inflação.
Considerando-se apenas o mês de junho, o reajuste real mediano ficou 1,26% acima da inflação do INPC, com 87,6% das negociações salariais tendo superado a inflação.
A previsão do Salariômetro da Fipe para o mês de julho indica reajuste nominal mediano de 5% e que 90,4% das negociações devem resultar em ganhos acima do índice de inflação.
Saiba mais sobre a pesquisa
O boletim salariômetro é divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e analisa o resultado de 40 negociações salariais coletadas no portal Medidor, do Ministério da Economia.
Este Boletim é disponibilizado por volta do 25º dia de cada mês e inclui todos os
acordos e convenções com início de vigência até o mês anterior, bem como resultados preliminares do mês corrente.
Via Correio do Estado MS
Comente esta notícia
compartilhar