Campo Grande

Calor intenso coloca Campo Grande em alerta de “grande perigo”

Circuito MS

15:31 16/03/2024

Instituto de meteorologia alerta de “grande perigo” devido as altas temperaturas na Capital

Apesar da chuva ontem, que trouxe um breve alívio, as temperaturas voltam a subir, em Campo Grande. No último final de semana do verão, o sábado (16) iniciou com a manhã quente com a região central registrando 33ºC. 

A previsão, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)  para a Capital é de 35ºC ao longo do dia. Com grau de severidade em alerta vermelho. 

Na sexta-feira (15), a chuva aliviou a alta temperatura na Capital que em torno de 12h registrava 5,6ºC quando as nuvens de chuva começaram a ficar mais densas. A chuva iniciou às 15h e a temperatura despencou para 23,5ºC.

O verão termina na próxima quarta-feira (20). Neste período do ano a temperatura fica cerca de cinco graus acima da média por influência do fenômeno El Niño. As regiões mais afetadas são o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país.

Ainda, em Campo Grande no domingo (17), a temperatura máxima será de 34°C e 24°C. A semana entre o dia 18 a 20 de março indicam temperaturas altas na casa de 34°C.

Altas temperaturas em Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul conforme dados do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), as temperaturas podem chegar até a 40°C. 


As regiões do Estado que mais devem sofrer com as ondas de calor são as regiões Sul, Sudoeste, Sudeste e Leste do Estado. A umidade do ar pode variar entre 15% a 35%.

Ainda, segundo o Cemtec na terça-feira (12), o município de Corumbá registrou a maior temperatura em todo Mato Grosso do Sul, com 38,8°C. Enquanto Jardim foi o município de Jardim 26%.

O mete reologista da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Vinícius Sperling explicou que as altas temperaturas estão ligadas a alta pressão atmosférica que atinge a região Centro Sul do país. 

“Com essa alta pressão acima da superfície quente funciona praticamente como uma tampa porque você tem os ventos subsidentes, movimento de cima para baixo dentro dessa massa de ar. Então esses ventos não são favoráveis à formação de nuvens e eles comprimem o ar quente próximo à superfície”.

Cuidados

  • Evitar a sair durante os períodos mais quentes do dia
  • Procurar sempre se abrigar da exposição do sol em sombras
  • Tomar muita água, vestir roupas leves
  • Procurar ficar em locais frescos e ventilados
  • Tomar cuidados com a hidratação de idosos e crianças
  • Suspensão de exercícios físicos das 10h às 16h

Contate a Defesa Civil (telefone: 199).

Via Correio do Estado MS

Comente esta notícia