Cultura

Ayrton Senna: conheça cinco documentários que contam a história do piloto

Circuito MS

10:33 01/05/2024

Morte do tricampeão da Fórmula 1 (1988, 1990 e 1991) completa 30 anos na quarta-feira (1º)

As primeiras imagens e o teaser de “Senna”, minissérie da Netflix que contará a história do piloto brasileiro de Fórmula 1 Ayrton Senna, foram divulgadas nesta terça-feira (30).

As novidades sobre a produção protagonizada por Gabriel Leone (“Dom” e “Ferrari”) foram disponibilizadas pelo serviço de streaming um dia antes da data em que se completam 30 anos da morte do piloto tricampeão mundial, na quarta-feira (1º).

A produção da Netflix se juntará a um grande número de séries e filmes que se dedicaram a contar a história de Ayrton Senna sob diversos ângulos. Quer conhecer um pouco desse universo? A CNN separou cinco dos principais documentários sobre a vida do piloto que passou por grandes equipes, como Williams, McLaren e Lotus.

Veja a lista abaixo:

“Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão” (2010)

O filme de Asif Kapadia, vencedor do Oscar de Melhor Documentário por “Amy” em 2016, é talvez o mais aclamado documentário sobre Senna e tem como foco sua rivalidade com Alain Prost e com dirigentes da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

A obra venceu o Bafta nas categorias de Melhor Documentário e Melhor Edição.

Disponível para aluguel na Apple TV+, Google Play, Claro Video e Prime Video.

“Uma Estrela Chamada Ayrton Senna” (1998)

O documentário lançado sobre Senna após sua morte é de Jean Claude Guiter, que já havia feito “Ayrton Senna: Racing Is In My Blood”, de 1992.

A obra traz entrevistas até então inéditas do piloto e mostra o trabalho social da Fundação Ayrton Senna no Brasil.

“The Right To Win” (2004)

O documentário do cineasta holandês Hans Pool traz conta a história de Ayrton Senna ancorado nas entrevistas concedidas por pilotos que rivalizavam com ele dentro das pistas, como Damon Hill e Alain Prost. Jo Ramírez, chefe de equipe da McLaren enquanto Prost e Senna corriam por lá, também dá seu depoimento.

“Senna 30 Anos: O Dia que Ainda Não Terminou” (2024)

Marcando os 30 anos da morte de Ayrton Senna, Roberto Cabrini produziu um programa especial para o PlayPlus e a Record TV. O jornalista cobriu a carreira do piloto, seguindo o tricampeão mundial até o hospital para onde ele foi levado após o acidente no GP de San Marino de 1994.

A produção, que conta ainda com imagens do arquivo pessoal de Cabrini e momentos inéditos de Senna, está disponível no PlayPlus, serviço de streaming da Record TV.

“Senna por Ayrton” (2024)

“Senna por Ayrton” é a série documental que o Globoplay produziu e lançará na quarta-feira para marcar os 30 anos da morte do piloto brasileiro. O produto foi montado pelo Núcleo de Documentários do Esporte da TV Globo e promete contar a história de Senna em primeira pessoa com o auxílio de imagens de arquivo.

Via CNN Brasil

Comente esta notícia