Meio Ambiente

Em níveis de 20% a 30%, Inmet renova alerta de baixa umidade para todo MS

Circuito MS

8:35 28/07/2024

A OMS (Organização Mundial de Saúde) classifica que faixa de umidade ideal para o ser-humano situa-se entre 40% e 70%

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou alerta para baixa umidade relativa do ar para todos os 79 municípios do Estado. Segundo Instituto, a umidade do ar deve variar entre 20% e 30%, abaixo do considerado ideal pelos órgãos de saúde.

O Inmet emitiu boletim, ontem (27), mantendo o Estado entre as cidades mais secas do País, com índices de umidade abaixo dos 30%. Porto Murtinho ocupou a 5ª posição, com 24%. Coxim e Nhumirim (região de Corumbá) registraram uma umidade do ar de 25%. Aquidauana, Sonora e Três Lagoas também estão na lista, todas com um índice de 26%.

A OMS (Organização Mundial de Saúde), classifica que faixa de umidade ideal para o organismo humano situa-se entre 40% e 70%. Quando essa taxa cai para 30%, já se configura uma situação de alerta, com prejuízos evidentes para a saúde.

Para este domingo (28), as condições climáticas se mantém as mesmas, temperaturas elevadas e clima seco. Contudo, é previsto também algumas variações de nebulosidade, influenciadas por um bloqueio atmosférico que tem impedido a formação de nuvens e chuvas.

As temperaturas permanecerão estáveis e acima da média para a época do ano, com um leve aumento esperado ao longo do final de semana. Para as regiões sul, leste e sudeste do Estado, as mínimas devem variar entre 17 e 20°C, enquanto as máximas ficam entre 30 e 35°C.

Nas áreas pantaneira e sudoeste, as mínimas esperadas são entre 19 e 24°C e as máximas podem chegar a 34-37°C. Já nas regiões norte e Bolsão, as mínimas devem girar em torno de 16 a 18°C, com máximas entre 32 e 36°C. No mapa ao final da matéria constam todos os dados completos.

Em Campo Grande, a previsão aponta mínima de 20°C e máxima de 34°C. O ar seco continuará predominando, com baixos índices de umidade relativa do ar, que devem variar entre 10% e 30%. Para se manter confortável e saudável, é recomendado que os moradores bebam bastante líquido e umidifiquem seus ambientes.

Os ventos devem soprar do quadrante leste/nordeste com velocidades entre 30 km/h e 50 km/h, podendo ocasionalmente apresentar rajadas superiores a 50 km/h.

Recomendação

Para períodos como estes, o recomendado é beber bastante líquido, evitar desgastes físicos, e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes. Veja a seguir, outras recomendações:

Cuidados pessoais

  • Lave as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz;
  • Procure manter o corpo sempre bem hidratado. Portanto, beba bastante água, mesmo sem sentir sede. Na hora do lanche ou da sobremesa, dê preferência a frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e laranja, por exemplo. Em especial, fique atento à hidratação das crianças, idosos e dos doentes;
  • Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;
  • Evite a prática de exercícios físicos até às 16h;
  • Use produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de deitar;
  • Coloque chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol;
  • Aproveite o vapor produzido pela água quente durante o banho para lubrificar as narinas

Cuidados com o ambiente

  • Ponha toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos aposentos, principalmente nos quartos de dormir;
  • Evite aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções oportunistas das vias aéreas;
  • Mantenha a casa sempre limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de ácaros, fungos e da poeira em móveis cortinas e carpetes;
  • Procure não usar vassouras que levantam o pó por onde passam. Se não for possível utilizar aspiradores, utilize panos úmidos;
  • Ligue os ventiladores de teto para cima. Ligados para baixo, levantam a poeira que se mistura no ar que você vai respirar;
  • Deixe o carro em casa, sempre que possível; aproveite para dar uma caminhada quando for percorrer distâncias menores;
  • Não queime lixo nem provoque queimadas por descuido ou desatenção.

Via Enfoque MS

Comente esta notícia