Conscientização sobre o câncer de próstata aumentou, mas tabu sobre o tema ainda é desafio
10:07 25/11/2024
A conscientização sobre o câncer de próstata no País aumentou no período pós-pandemia, mas o tabu segue sendo um desafio, diz um levantamento divulgado recentemente que se baseou na venda de medicamentos e no número de beneficiários que procuram tratamento
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, representando 29% dos casos da doença e ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de quase 72 mil casos da doença para o ano que vem. A tendência no aumento do número de diagnósticos vem acompanhada do incremento de opções de tratamentos mais efetivos para cenários de diagnóstico precoce, e a adesão é um dos principais fatores de combate à doença.
Quando detectado precocemente, esse tipo de câncer tem grandes chances de cura com tratamentos cada vez menos invasivos. É fundamental, portanto, ter acompanhamento médico adequado para a realização de exames periodicamente e, no caso de diagnóstico, definir o melhor tratamento, que pode ser cirúrgico, por radioterapia, quimioterapia, terapia hormonal ou prescrição de fármacos, dependendo da localização e do estágio da doença.
Um levantamento da epharma, uma das principais plataformas de gestão de benefícios de saúde do País, demonstrou crescimento nas vendas de medicamentos para câncer de próstata entre os meses de janeiro e setembro dos últimos dois anos.
No período pós-pandemia, o aumento foi de 253% nos primeiros nove meses de 2022 para 2023 e de 54,6% de 2023 para 2024
Via Correio do Estado MS
Comente esta notícia
compartilhar