Hemosul do Hospital Regional abre no sábado para reforçar estoques antes do Carnaval
9:19 14/02/2025

A medida busca facilitar o acesso de doadores que não conseguem comparecer durante a semana
Para garantir o abastecimento de sangue durante o Carnaval, o Hemosul do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) funcionará excepcionalmente neste sábado (15), das 7h às 12h. A medida busca facilitar o acesso de doadores que não conseguem comparecer durante a semana.
Os interessados devem comparecer ao Hemosul HRMS, localizado no Hospital Regional, na avenida Engenheiro Luthero Lopes, 36, no bairro Aero Rancho, portando documento de identidade e estando em boas condições de saúde. O local já vem abrindo um sábado por mês desde janeiro, além do funcionamento normal de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.
Estoque crítico no Carnaval
De acordo com a enfermeira Erika Cristine Rosa, responsável pela unidade de hemoterapia do HRMS, a antecipação visa minimizar os impactos da queda nas doações neste período.
“O Carnaval é um período em que muitas pessoas viajam e também é mais festivo. Por isso, muitos doadores não conseguem fazer suas doações. Pensando nisso, estamos nos preparando, procurando os doadores e oferecendo alternativas para facilitar as doações. O Hemosul HRMS está em uma região populosa e sabemos que muitas pessoas não conseguem vir durante a semana. Por isso, temos atendido um sábado por mês”, explica.
Requisitos para doação
Para quem deseja doar sangue, algumas orientações devem ser seguidas:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar acompanhados do responsável legal);
- A primeira doação deve ocorrer até os 60 anos;
- Pesar 51 kg ou mais;
- Estar em boas condições de saúde;
- Dormir bem na noite anterior e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação;
- Beber bastante água para facilitar o processo;
- Apresentar documento oficial com foto.
Além disso, pessoas com doenças respiratórias devem aguardar a recuperação para doar. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de dois meses, enquanto mulheres podem doar até três vezes, com intervalo de três meses.
A iniciativa reforça a importância da solidariedade para manter os estoques abastecidos, garantindo que pacientes que necessitam de transfusão não fiquem desassistidos durante o feriado prolongado.
Via Enfoque MS
Comente esta notícia
compartilhar