Chuva retorna a Campo Grande após 34 dias de tempo seco
17:27 28/07/2025

A precipitação ocorreu em pontos isolados durante a tarde desta segunda-feira (28), colocando fim ao período de estiagem
Uma rápida pancada de chuva caiu por volta das 16h, na região central de Campo Grande, na tarde desta segunda-feira (28), colocando fim à estiagem de 34 dias. A temperatura caiu para 16,5°C, com sensação térmica de 12°C.
Segundo o meteorologista Natálio Abraão, a chuva, que havia caído em áreas isoladas pela manhã, seguiu fraca e de baixa intensidade durante a tarde em algumas localidades, como no bairro Carandá, que registrou apenas 1,2 mm.
Na região da UPA Guaicurus, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram registrados 6 mm de chuva.
Chuva em outras regiões
Com a chuva que chegou de forma tímida a algumas localidades, o período de estiagem que atingiu todo o Estado prossegue apenas nos municípios de Corumbá e Coxim, que seguem sem registros de precipitação há 49 e 34 dias, respectivamente.
A condição de instabilidade, com vento e chuva, que atingiu algumas regiões do Estado ocorreu devido à chegada de uma frente fria vinda da região Sul do país, com umidade suficiente para permitir a formação de granizo em áreas que estavam sob alerta.
Conforme dados levantados pelo meteorologista, os seguintes municípios registraram queda de granizo:
Bataguassu;
Nova Andradina;
Angélica;
Ivinhema;
Rio Brilhante;
Nova Alvorada do Sul;
Aral Moreira.
No início da tarde, uma fazenda em Bonito registrou queda de granizo. A chuva, que começou tímida apesar do fenômeno, no final da tarde, atingindo 6,6 mm, com ventos de 44 km/h. A temperatura caiu para 14,6°C, com sensação térmica de 5°C.
Em Dourados, a chuva chegou a 18,2 mm. A temperatura caiu para 14,2°C, com sensação térmica de 10°C.
Como acompanhou o Correio do Estado, durante o período da manhã até às 9h, foram registrados os seguintes volumes de chuva: Santa Rita do Pardo (1,2 mm), Fátima do Sul (5,6 mm) e Amambai.
Mudança no tempo
Conforme reportagem do Correio do Estado, a semana começou com dois alertas de perigo potencial emitidos pelo Inmet, sendo um de declínio de temperatura e outro para risco de tempestade.
O alerta de declínio de temperatura é válido para 77 municípios do Estado, com exceção de Antônio João e Sete Quedas, e tem vigência até a terça-feira (29). Conforme o Inmet, o declínio deve ser entre 3ºC e 5ºC e há leve risco à saúde.
Já o alerta de tempestade tem vigência até o fim desta segunda-feira.
A virada no tempo está associada e à aproximação e ao avanço de uma frente fria, combinada ao transporte de calor e umidade proveniente do norte do País.
Além disso, a atuação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai e o deslocamento de cavados favorecem a intensificação das instabilidades.
Com o avanço da frente fria, as temperaturas já começaram a cair nesta segunda-feira, mas o frio mais intenso deve ocorrer entre terça (29) e quarta (30).
Via Correio do Estado MS
Comente esta notícia
compartilhar