Saúde

Uso de Wegovy pode reduzir gastos com álcool e tabaco, diz estudo

Circuito MS

13:24 20/11/2025

Além do efeito na perda de peso, o tratamento com o medicamento pode estar associado à adoção de hábitos mais saudáveis

O uso de Wegovy pode reduzir os gastos domésticos com álcool e produtos de tabaco, de acordo com um estudo realizado pela Novo Nordisk, fabricante do medicamento e de seu “irmão”, Ozempic. Os dados foram apresentados no Congresso ObesityWeek, que aconteceu entre 4 e 7 de novembro em Atlanta, nos Estados Unidos.

O estudo não é o primeiro trabalho a associar o uso de medicamentos para diabetes e perda de peso, como o Wegovy e o Ozempic, à redução do consumo e dependência de álcool. Uma pesquisa publicada em 2024 na revista científica Nature Communications mostrou que as canetas podem contribuir para o tratamento do uso excessivo de álcool, incluindo o transtorno por uso de álcool (ou alcoolismo).

Agora, o novo trabalho identificou uma queda de 1,1% nos gastos anuais gerais com supermercado. Essa redução foi impulsionada por uma diminuição de 4,7 pontos percentuais nas compras de álcool e de 17,8 pontos percentuais nas compras de produtos de tabaco, em comparação com lares onde não havia usuários de medicamentos da classe dos agonistas do receptor GLP-1 (a classe dos medicamentos Ozempic, Wegovy e Mounjaro, da Eli Lilly).

Para chegar à conclusão, o estudo avaliou informações de mais de 200 mil lares nos Estados Unidos. As análises incluíram dois períodos de 12 meses antes de cada uma das cinco rodadas de pesquisa realizadas trimestralmente entre abril de 2024 e abril de 2025.

Os dados incluíram recibos digitalizados de compras de supermercado (incluindo álcool) e produtos de tabaco, além de informações autorrelatadas sobre uso de medicamentos e hábitos de consumo.

Para os pesquisadores, as descobertas indicam que os benefícios do tratamento podem transcender o paciente, influenciando o ambiente familiar e incentivando um estilo de vida mais saudável.

“Os benefícios de Wegovy no tratamento da obesidade, com resultados robustos na perda de peso e na saúde cardiovascular, já estão bem estabelecidos. Esta nova análise, no entanto, nos traz uma perspectiva fascinante sobre o potencial do tratamento em influenciar positivamente as escolhas de estilo de vida, atuando como um catalisador para a adoção de hábitos mais saudáveis”, afirma Marília Fonseca, diretora médica da Novo Nordisk no Brasil.

“Observar um reflexo disso nos padrões de consumo de um lar é um indicativo poderoso do impacto abrangente da terapia. São dados preliminares, mas que abrem uma nova e promissora frente de investigação”, completa.

Apesar dos achados, o estudo mostra associação entre o uso de Wegovy e redução dos gastos por álcool e tabaco, e não causalidade (ou seja, não consegue comprovar, diretamente, que o tratamento leva a essa redução). Além disso, como os dados se baseiam em gastos domésticos, e não individuais, é possível que os comportamentos de outros adultos no lar tenham influenciado os resultados.

Por isso, mais estudos são necessários para investigar a causalidade e confirmar as descobertas.

Via CNN Brasil

Comente esta notícia