Rose representa Reinaldo em reunião; Temer anuncia recursos para reequipar polícias
18:35 01/03/2018
[Via Midiamax]
Em reunião com chefes de Executivo, na tarde desta quinta-feira (1), o presidente Michel Temer (MDB) anunciou um plano de ajuda financeira aos estados para reequipar polícias locais e estaduais. A vice-governadora Rose Modesto (PSDB) representou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB).
Ainda não há maiores detalhes sobre o plano, mas Temer afirmou que a decisão atende a pedido de vários governadores, no que tange a segurança pública.
“Não são poucos os casos de governadores que vêm a mim e aos ministros e dizem: ‘olha temos que reaparelhar a segurança pública’. Temos um plano já delineado, na noite de ontem, de maneira que possamos ajudar a financiar os estados para o reequipamento das polícias locais, estaduais. Não poderíamos nos furtar a isso, tendo em vista essa angustiante preocupação que existe em todos os estados brasileiros”, disse o presidente, em discurso na abertura da reunião.
Na ocasião, Temer falou sobre verba destinada ainda no ano passado para a construção de presídios e afirmou que há tratativas no sentido de disponibilizar recursos para a construção de outros 25 presídios estaduais e 5 federais, em 2018, e cobrou a abertura de novas vagas nas penitenciárias já existentes.
“Eu iria pedir aos senhores e senhoras que se esforçassem para essa abertura de vagas, porque nós todos sabemos que o sistema penitenciário está lotadíssimo. Onde há lugar para mil presos, às vezes, há 2 mil detentos. Então, precisamos tentar desafogar, ou seja, mesmo essas 30 penitenciárias não serão suficientes para tanto”, disse.
Temer ainda cobrou união dos governos com entidades representativas e afirmou que o drama vivenciado na segurança pública não é exclusividade dos grandes centros urbanos. Segundo ele, a mobilização dos estados é uma demonstração de que o país está unido e dando uma resposta à questão da segurança pública.
Além de Rose, estiveram presentes governadores ou vices de 25 estados, além do ministro extraordinário da segurança pública, Raul Jungmann, a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Carmen Lúcia, presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE).
Comente esta notícia
compartilhar