Saúde

A menor desde o ano passado, taxa de contágio despenca para 0,85 em Mato Grosso do Sul

Com avanço da vacinação, internações caem pela metade no Estado

A taxa de contágio está em 0,85 em Mato Grosso do Sul, de acordo com dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

É o menor percentual registrado desde o ano passado. O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende afirma que para haver sucesso no enfrentamento à pandemia, é preciso que a taxa de contágio esteja em menos de 1%.

A taxa de contágio há exatamente um mês, em 15 de junho, era de 1,13 no Estado, segundo números contabilizados pela SES. Isso representa uma redução de 25%.

“Nossa taxa de contágio decresceu mais um pouco. Isso mostra que as medidas restritivas foram importantes para construirmos esse cenário. Nossos decretos foram muito importantes”, disse Resende em 5 de julho durante coletiva de imprensa.

Mato Grosso do Sul totaliza 346.142 testes positivos e 8.612 óbitos desde o começo da pandemia, sendo 751 testes positivos e 25 óbitos confirmados de quarta-feira (14) para ontem (15).

Em um dia, Campo Grande registra 174 novos casos; Dourados 107; Sonora 69; Corumbá 29; Três Lagoas 28; Paranaíba 27; Aquidauana 24; Ribas do Rio Pardo 24; Chapadão do Sul 18; Jardim 18; Ponta Porã 17; entre outros municípios.

As cidades que apresentaram mortes nas últimas 24 horas são Campo Grande, Dourados, Antônio João, Bonito, Costa Rica, Coxim, Eldorado, Itaquiraí, Jardim, Miranda, Ponta Porã e Três Lagoas.

 

A ocupação global de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de Campo Grande está em 84%, Dourados em 62%, Três Lagoas 72% e Corumbá 52%.

Sintomas do coronavírus

Os sintomas da Covid-19 podem variar de acordo com cada organismo, mas os mais recorrentes são:

  • Febre;
  • Tosse seca;
  • Perda do olfato e/ou paladar;
  • Falta de ar;
  • Dificuldade para respirar e
  • Dor ou pressão do peito.

Orientações

A SES afirma que o isolamento social, o uso correto e contínuo de máscara e higienização das mãos são medidas imprescindíveis para conter a propagação do coronavírus.

Quem apresentar febre, tosse seca ou dor de garganta deve permanecer em isolamento por 14 dias e procurar uma unidade básica de saúde mais próxima.

As medidas de biossegurança devem ser seguidas mesmo após imunização com as duas doses da vacina.

Via Correio do Estado

Compartilhe: