Geral

‘Adiantados do Enem’ chegam com mais de 1h de antecedência na Capital

Circuito MS

15:50 12/11/2017

[Via midiamax]

Muitos candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) chegaram aos locais de prova com mais de uma hora de antecedência, neste domingo (12). Na Anhanguera da Avenida Gury Marques, a movimentação era intensa antes mesmo da abertura dos portões, às 11 horas.

Neste domingo, as provas são de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Os portões serão fechados pontualmente às 12 horas (horário de MS). A avaliação começa 30 minutos depois.

Entre os candidatos, o receio maior era com o transporte público e evitar confusões com o fuso horário. Tentando uma vaga em medicina, o operador de caixa Genilson Barbosa Policarpo, 29 anos, foi um dos que não quiseram correr riscos com o ônibus e desperdiçar os estudos. “Moro no Aero Rancho, vim de ônibus e não dá para correr risco”, afirma.

Gabriele Magalhães, 23 anos, pretende fazer o curso de História. Moradora da Vila Jacy, ela foi com o pai, de carro e, mesmo assim, preferiu chegar cedo no local de prova. “Melhor chegar cedo e evitar correria, pois tem que ver a sala ainda”, diz a jovem.

A estudante Isabela Floriano, 17 anos, está no 2° ano do Ensino Médio e foi fazer o Enem como ‘treinera’. “É para pegar a experiência e ficar preparada no ano que vem”, comenta. Ela mora no Parati e foi de ônibus, mais cedo, para evitar atrasos.

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), no total, 92.300 candidatos se inscreveram para o Enem no Estado. Na primeira fase, há uma semana, o índice de abstenção foi de 36,20%.

Do total, em Mato Grosso do Sul, 30,9% dos participantes são pagantes; 48,8% foram isentos do pagamento da taxa de inscrição em função da Lei ou do Decreto; e 20,3% obtiveram a gratuidade automática por estarem concluindo o Ensino Médio na rede pública em 2017.

Em relação à situação de ensino; 64,4% já concluiu o Ensino Médio; 23,7% é concluinte este ano; e 9,7% concluirá após 2017 (treineiros). Do total de participantes do Mato Grosso do Sul, 57,8% são mulheres e 42,2% são homens.

Recomendações

Caneta esferográfica de tinta preta e documento oficial com foto são os dois itens que não podem ser esquecidos pelos candidatos. A caneta deve ser fabricada com material transparente e obrigatoriamente preta, porque outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.

O documento pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. A carteira de estudante não será aceita como documento oficial. Também não serão aceitas cópias, nem mesmo as autenticadas.

Comente esta notícia