Agosto dourado: amamentação protege mãe, bebê e meio ambiente, diz especialista
18:27 03/08/2024
Estimativa é de que amamentação seja capaz de diminuir em até 13% a morte de crianças menores de cinco anos por causas preveníveis
O aleitamento materno é capaz de proteger mãe, bebê e até mesmo o meio ambiente, segundo Natália Turano, especialista em amamentação do Hospital Israelita Albert Einstein. “O bebê precisa desses nutrientes, que são apropriados para o seu neurodesenvolvimento e pra todo o seu crescimento infantil”, disse Turano em entrevista à CNN.
De acordo com a especialista, a amamentação protege a criança, uma vez que dá componentes para a proteção imunológica do bebê, faz com que a mulher consiga retomar o tamanho ideal do útero de forma mais rápida, previne hemorragias, câncer de mama e de ovário e estimula o vínculo afetivo entre mãe e bebe.
Além disso, o aleitamento também é importante para o meio ambiente, já que a pessoa que amamenta não utiliza mamadeiras ou outros acessórios que possam contribuir para a poluição.
No Agosto Dourado, mês que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, Durano alerta para mitos que são espalhados sobre o assunto. Um deles é a informação de que o leite materno seria fraco.
“Não existe leite fraco, a mulher produz exatamente o leite apropriado para o bebê. Pra se ter ideia, o leite da mãe de um bebê prematuro tem mais proteínas do que o leite produzido para um bebê que nasceu com idade gestacional completa, exatamente por isso”.
Comente esta notícia
compartilhar