Amazon despenca na bolsa após fraco crescimento em computação em nuvem
16:26 01/08/2025

Ações caíam quase 8% antes da abertura dos mercados nesta sexta-feira (1°)
As ações da Amazon.com caíam quase 8% antes da abertura dos mercados nesta sexta-feira (1°), depois que o crescimento dos negócios com computação em nuvem não conseguiu impressionar os investidores, em contraste com ganhos robustos relatados pelos rivais focados em inteligência artificial Alphabet e Microsoft.
A Amazon Web Services representa uma pequena parte da receita total da Amazon, mas é um dos principais impulsionadores do lucro, normalmente respondendo por cerca de 60% do resultado operacional geral da empresa.
“Embora a Microsoft e a Alphabet já tenham demonstrado um forte impulso no crescimento da nuvem, a AWS não foi o nocaute que muitos queriam ver, destacando o quanto a confiança dos investidores está fortemente ligado à narrativa da IA neste momento”, disse Matt Britzman, analista sênior de ações da Hargreaves Lansdown.
Embora a AWS tenha registrado um aumento de 17,5% na receita durante o segundo trimestre, as vendas das unidades de computação em nuvem Azure, da Microsoft, aumentaram 39% e as do Google Cloud 32%. A margem de lucro da divisão da Amazon também diminuiu.
INCERTEZA TARIFÁRIA
A Amazon disse que seu principal negócio de varejo permaneceu amplamente protegido das tarifas de importação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que forçaram muitos varejistas e empresas de bens de consumo a buscarem maneiras de proteger margens de lucro sem diminuir a demanda.
“Durante a primeira metade do ano, ainda não observamos uma diminuição da demanda nem uma valorização significativa dos preços”, disse o presidente-executivo da Amazon, Andy Jassy, em reunião com analistas, acrescentando que a empresa não tem certeza da trajetória dos impostos de importação no futuro, especialmente na China.
“Até o momento, acreditamos que os fabricantes e fornecedores estão suportando o impacto das tarifas”, mas a maior parte do estoque vendido pela Amazon no segundo trimestre foi recebida no primeiro trimestre, sugerindo algum espaço para incertezas tarifárias à frente, disseram os estrategistas do J.P.Morgan.
Via CNN Brasil
Comente esta notícia
compartilhar