Cultura

Aos 8 anos, Mariana usou sua imaginação para escreveu um livro que virou tema de prova escolar

Circuito MS

9:20 15/11/2020

Mariana Canéppele de Melo Alves tem só 8 anos e ja escreveu seu primeiro livro - Arquivo Pessoal
“Um tigre que não queria ser listrado” é o primeiro livro da campo-grandense Mariana

A leitura na infância é extremamente importante, por ser capaz de provocar sentimentos e estimular a criatividade. A campo-grandense Mariana Canéppele de Melo Alves, 8 anos, descobriu cedo o amor pela literatura ao escrever o seu primeiro livro. “Um Tigre que Não Queria Ser Listrado”, lançado pelo Instituto Ser, foi o título escolhido por Mariana para narrar a sua primeira história. “O livro retrata um tigre que queria ser diferente de todos e, para isso, resolveu tirar suas listras. Mas ele não contava que as suas listras é que o mantinham aquecido. Assim, sem as suas listras, ele passou a ficar com frio e a se esconder em casa”, detalha a escritora.

Mariana, que cursa o terceiro ano do Ensino Fundamental, teve a ideia de escrever seu primeiro livro após o incentivo da professora de sua escola. “A gente tinha de fazer uma redação. Este era o trabalho, daí surgiu a ideia de escrever sobre o tigre que não queria ser listrado. Minha mãe me auxiliou em algumas correções gramaticais, e tudo foi incentivado pela minha família”, conta.

De acordo com Mariana, o propósito do livro é levar uma mensagem de aceitação. “Eu espero que as pessoas fiquem contentes com a história, que sejam felizes como são”, pontua.

Mas o contato com a leitura surgiu muito antes, quando ela ainda estava na pré-escola. “Desde o Jardim comecei a me interessar por leitura, inicialmente com os gibis do meu irmão e depois com alguns livros”, ressalta Mariana.
A escritora mirim virou até mesmo referência para outras crianças quando o título do livro foi citado em uma questão de matemática na escola em que frequenta.

Brincar

Apesar de já ter lançado um livro, Mariana não deixa a infância passar em branco. Ela intercala seu tempo livre com o amor pela leitura e brincadeiras tradicionais de pega-pega e esconde-esconde. “Meus personagens favoritos são os heróis da Marvel”, frisa.

Via Correio do Estado

Comente esta notícia