Saúde

Atendimento noturno facilita acesso e reduz fila de espera por exames de ultrassom

Circuito MS

8:02 11/03/2020

Ao menos 800 exames de ultrassom são feitos por mês somente durante o período noturno em três unidades da Rede Pública de Saúde de Campo Grande.  Os atendimentos, que ocorrem de segunda a sexta-feira no Centro de Especialidades Médicas (Cadim/CEM) e nos Centros Regionais de Saúde (CRSs) Aero Rancho e Tiradentes, facilitam o acesso dos pacientes e contribuem para a redução da fila de espera. A média em toda rede é de mais de 6 mil exames.

No Cadim,  em média quatro profissionais atuam de 17h às 22h e realizam uma média de 40 procedimentos/exames por semana: ultrassom do abdômen total, aparelho urinário, próstata, entre outros.

Ao término da consulta médico faz o laudo do exame que é liberado em até 30 minutos ao paciente. (Foto: Michel Faustino).

Desde outubro do ano passado o radiologista Marlus De Souza Reis Soares têm intensificado o trabalho na unidade. Nos últimos quatro meses o profissional realizou aproximadamente 300 atendimentos, o que auxiliou no atendimento de quase toda a demanda reprimida existente por exames de ultrassom do aparelho urinário.

“Conseguimos atender boa parte do pacientes que aguardavam há muito tempo pelo exame e isso é importante até para garantir a qualidade do tratamento”, diz.

Segundo o profissional, a partir deste mês de março,  os procedimentos/exames de ultrassom da próstata e abdômen total devem ser intensificados.

“Sabemos que a fila destes procedimentos é muito grande e  a oferta é pequena, porém estamos empenhados em atender o máximo possível de pacientes”, complementa.

Marcos precisou realizar o exame para investigar um possível problema nos rins. (Foto: Michel Faustino).

O trabalhador rural, Marcos Aparecido Corrêa Maciel, 45 anos, morador do distríto de Anhanduí, esteve na unidade para realizar o ultrassom. Ele disse que aguardou  15 dias pelo procedimento e deve retornar com o laudo para avaliação do médico.

“Estou sentido algumas dores e o médico pediu para eu fazer o exame. Achei que foi bem rápido e com o resultado já em mãos fica agiliza para marcar o retorno”, disse

Os laudos dos exames são entregues aos pacientes no máximo em 1h.

Durante todo o ano de 2019 foram realizados 42.853 exames  de ultrassonografia em todas as unidades da rede pública municipal de Saúde. Além do Cadim e dos  centros regionais de saúde Tiradentes e Aero Rancho, os exames são realizados também no Centro de Referência à Saúde da Mulher (Ceam).

Via CGNotícias

Comente esta notícia