Bioparque Pantanal estará aberto ao público no feriado de Dia do Trabalhador
9:04 30/04/2023
Visitas poderão ser feitas exclusivamente através de agendamento, pois não existe mais entrega de senhas.
Bioparque Pantanal estará aberto ao público nesta segunda-feira (1º), feriado de Dia do Trabalhador, das 8h30 às 14h30.
Em 13 meses de funcionamento, este é o primeiro feriado em que o local abre. A entrada é gratuita e deve permanecer assim pelo menos até o fim deste ano.
Não haverá nenhum tipo de cobrança ao longo de 2023 para visitar o complexo de águas.
As visitas poderão ser feitas exclusivamente através de agendamento, pois não existe mais entrega de senhas. Os agendamentos podem ser feitos neste site.
A partir de maio, o Bioparque Pantanal estará aberto de terça-feira a sábado e aos feriados.
O local permanecerá fechado aos domingos e segundas-feiras para manutenção. O aquário tem capacidade de receber duas mil pessoas por dia.
BIOPARQUE PANTANAL
O Bioparque Pantanal está localizado nos altos da avenida Afonso Pena, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
O local tem 19 mil m² de área construída, cinco milhões de litros de água e 239 tanques. O valor total investido na obra foi de R$ 230 milhões. As despesas do Bioparque somam R$ 1,2 milhão mensais.
O complexo foi inaugurado em 28 de março de 2022 e aberto o público em 2 de maio de 2022. O local começou a ser construído em maior de 2011, na gestão do ex-governador André Puccinelli (MDB).
Foram 11 anos, 13 licitações e três mandatos de governo até conclusão da obra. A obra foi finalizada no mandato do ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB).
Atualmente, é considerado o maior aquário de água doce do mundo; maior aquário público do Brasil; maior laboratório de pesquisa da ictiofauna neotropical do mundo e o único aquário do Brasil com controle de acessos e gerenciamento de sistemas automatizado.
Dados divulgados pela diretoria do Bioparque apontam que 333.861 pessoas visitaram o Bioparque de março de 2022 a março de 2023, sendo 330.523 brasileiros (99%) e 3.338 estrangeiros (1%).
Dos brasileiros, 240.379 são de Campo Grande, 43.401 de Mato Grosso do Sul e 46.740 de outros estados brasileiros.
O complexo recebeu visitas de 91 países, 27 estados brasileiros (26 unidades federativas + Distrito Federal), 2.550 municípios brasileiros e dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
Além disso, recepcionou 47.241 alunos de 704 escolas espalhadas pelos 72 municípios do Estado.
A revista estadunidense Time classificou o Bioparque Pantanal como um dos destinos de viagem mais extraordinários do mundo.
Com isso, está entre os 50 melhores do mundo, que oferecem aos visitantes uma experiência extraordinária diferente de qualquer outra.
De acordo com a diretora do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balistieri, o complexo de águas não é apenas um ponto tuístico, mas também um local de psquisa, ciência, sustentabilidade e conservação.
“Além de proporcionar um lugar bonito, a gente está agregando conhecimento a esses visitantes que passam por aqui e estamos contribuindo também com a questão da sensibilização e da conscientização ambiental. Nós temos o resultado concreto do trabalho que foi desenvolvido aqui na questão da pesquisa, da conservação, da sustentabilidade, da bioeconomia”, disse a diretora em 28 de março de 2023.
Via Correio do Estado
Comente esta notícia
compartilhar