Boletins de urna serão disponibilizados na internet logo após encerramento da votação
17:07 19/09/2022
A Justiça Eleitoral vai disponibilizar na internet os BUs (Boletins de Urna) logo após o encerramento da votação em Mato Grosso do Sul e nas outras 26 unidades federativas do Brasil. A contagem também estará em tempo real no aplicativo Resultados (para iOS e Android).
Em anos anteriores, os boletins eram publicados na internet em até três dias depois do pleito. Devido ao crescimento de ataques ao sistema eleitoral, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu que, a partir de 2022, os BUs serão aplicados minutos após o fechamento dos locais de votação.
A urna imprime, em cinco vias, o BU, que contém a quantidade de votos registrados para cada candidato e partido. Uma das vias impressas é afixada imediatamente no local de votação, visível a todos, tornando público o resultado.
TCU vai fiscalizar urnas no dia da votação
O TCU (Tribunal de Contas da União) vai reforçar a transparência e lisura do processo eleitoral neste ano. Serão selecionadas, aleatoriamente, 4.161 urnas para fiscalização.
Uma das cinco vias impressas ficará com o TRE, que enviará para o TSE. A corte federal vai reunir BUs de todas as urnas brasileiras para que auditores do TCU chequem os dados do documento com as informações que estarão na internet.
O TCU vai informar ao TSE o resultado desses trabalhos após a totalização dos votos e o recebimento dos dados. Para executar outros procedimentos de auditoria, haverá também auditores do TCU nas capitais dos estados e no Distrito Federal.
Via Midiamax
Comente esta notícia
compartilhar