Política

Bolsonaro diz nos EUA que economia vai ‘muito bem’

Circuito MS

15:10 11/06/2022

O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado, 11, em encontro com evangélicos em Orlando, nos Estados Unidos, que a economia do Brasil vai “muito bem”. A declaração é dada na mesma semana em que dados divulgados pelo 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 mostram que a fome passou a atingir 33 milhões de pessoas no País. O índice subiu a níveis registrados nos anos 1990. “O mundo passa fome sem o Brasil, que é uma potência na energia de transição”, voltou a dizer o presidente, sem citar os dados nacionais.

A uma plateia que gritava “mito, mito”, Bolsonaro, pré-candidato à reeleição, fez um discurso em linha com as bandeiras que carregará na campanha: criticou o aborto e a “ideologia de gênero”, defendeu o armamento da população e a propriedade privada. “Entendo que, em muitos países, está havendo luta do bem contra o mal”, disse o chefe do Executivo na Igreja Evangélica Lagoinha, logo após inaugurar um vice-consulado na cidade americana.

Bolsonaro voltou a falar que deseja eleições “limpas, confiáveis e transparentes” no Brasil, lançando dúvidas sobre a lisura do sistema eleitoral brasileiro, sem nunca ter apresentado qualquer prova do que diz. Opositores o acusam de preparar o discurso de suposta fraude, caso seja derrotado nas urnas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), hoje líder nas pesquisas de intenção de voto.

Um dia após encontrar líderes internacionais na Cúpula das Américas, incluindo o presidente americano, Joe Biden, Bolsonaro ainda afirmou que o mundo confia em seu governo. “Já começam a sair da prancheta sonhos nossos de um passado não muito distante. É a confiança que o mundo tem no governo brasileiro, na sua equipe, por, acima de tudo, honrar contratos e dar devida retaguarda. E estabilidade política também”, avaliou.

Bolsonaro inaugurou nesta manhã vice-consulado do Brasil na cidade americana antes da agenda com cristãos. Ele deve seguir para uma “motociata” na cidade. O retorno para o Brasil está previsto para a noite de hoje.

Via Estadão

Comente esta notícia