Cadeiras de rodas estacionam em vagas comuns para chamar atenção sobre acessibilidade
13:28 10/05/2022
Multa para quem estaciona em vaga de pessoa com deficiência é de R$ 293,47
Nesta terça-feira (10), a Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG), por meio da Subsecretaria de Defesa de Direitos Humanos de Campo Grande (SDHU), realizou a campanha “Esta vaga não é sua – nem por um minuto”, na avenida 14 de julho, centro de Campo Grande.
O objetivo é conscientizar o campo-grandense a respeito do uso exclusivo do estacionamento para pessoas com deficiência (PcD); garantir direitos de pessoas que possuem limitação física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla e promover projetos de melhoria em acessibilidade na Capital.
O evento contou com a participação de pessoas cadeirantes que estacionaram em todas as vagas de estacionamento disponíveis na quadra como forma de demonstrar a falta de respeito quando não se pensa no direito dos outros cidadãos.
De acordo com o Coordenador de Apoio à Pessoa com Deficiência (CAPED), Joel Lídio Faustino, a população precisa refletir e não estacionar em vagas que são destinadas as PcD.
“É muito comum encontrar veículos estacionados nas vagas sem o cartão de identificação do usuário que é de direito, que são cadeirantes, pessoas amputadas, deficiências físicas ou motoras”.
“Eu senti essa necessidade em fazer essa ação hoje desde o dia que eu perdi a perna. É um ato que estamos fazendo para colocar na cabeça do ser humano que ele não pode parar na nossa vaga. Eu creio na mudança do ser humano. A educação vem de casa. Nós estamos lutando por acessibilidade em Campo Grande”.
O autônomo Gilvan Pereira perdeu uma das pernas em um acidente de trânsito há doze anos e hoje é ciclista amador, digno de cinco troféus e seis medalhas.
“Você imagina o cadeirante a dificuldade que é para desembarcar num local desapropriado? Tem que dar duas ou três voltas na quadra para depois achar uma vaga ou no final você até acaba pagando por uma vaga em estacionamento. Acho que tem que ter mais conscientização da população”.
A multa para motoristas que estacionarem o veículo, de forma indevida, em vagas de pessoa com deficiência ou idoso é de R$293,47 em Campo Grande.
Além disso, o condutor ainda é autuado por infração gravíssima, leva sete pontos na carteira e pode ter o veículo removido do local, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Segundo a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), 2% do total de vagas são destinadas a portadores com deficiência.
Via Correio do Estado MS
Comente esta notícia
compartilhar