Saúde

Campo Grande está entre as cinco cidades selecionadas para participar de programa nacional de testagem

Circuito MS

14:04 16/09/2021

Campo Grande está entre as cinco cidades do país selecionadas para participar do Programa Nacional de Testagem para o novo Coronavírus realizado pelo Ministério da Saúde. O lançamento está previsto para acontecer na sexta-feira (17) e ocorrerá de maneira simultânea em todos os municípios participantes por webconferência.

Além de Campo Grande, foram selecionadas para participar do programa as cidades de Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Porto Velho (RO) e Foz do Iguaçu (PR).

Para a Capital serão disponibilizados 200 testes rápidos de antígeno que serão ofertados à população no Centro de Testagem da Covid-19, localizado na região central da Capital.  O resultado do exame é divulgado entre 15 e 20 minutos. Após a liberação, os técnicos devem orientar  os pacientes a realizarem isolamento, em caso de detecção do coronavírus.

Os resultados obtidos serão úteis para orientar os gestores no planejamento e realização de abordagens semelhantes nos estados e municípios.

A testagem é parte essencial na estratégia de controle da transmissão do vírus SARS-CoV-2,o agente causador da Doença pelo coronavírus 2019 (covid-19).

Uma estratégia de testagem sistemática e abrangente é fundamental para identificar os casos sintomáticos e casos assintomáticos na população geral e grupos vulneráveis.

Desta forma, é  possível nortear a implementação de medidas de controle mais especificas para evitar a circulação do vírus, como isolamento dos casos e quarentena dos contactantes, de forma a permitir que a sociedade e a economia possam prosseguir com suas atividades de  forma mais segura.

Lançamento

O lançamento do Programa Nacional de Testagem para o novo Coronavírus acontece às 09h no Centro de Testagem, localizado na Rua Barão Do Rio Branco, 1811, Centro.

O ato contará com a presença da Secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid, Rosana Leite de Melo, que estará representando o ministro da saúde, Marcelo Queiroga.

Via CGNotícias

Comente esta notícia