Campo Grande terá reajuste de 4,12% no IPTU, diz secretária
9:41 31/10/2024
O aumento ainda será oficializado em Diário Oficial e os carnês começarão a ser enviados em dezembro deste ano
O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2025 será reajustado em 4,12%, com base no cálculo do IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial), como reposição da inflação anual.
De acordo com a secretária municipal de Finanças, Márcia Helena Hokama, o aumento será aplicado nos carnês que começarão a ser enviados em dezembro para a população de Campo Grande.
De acordo com a secretária municipal de Finanças, o aumento será calculado com base nos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) entre outubro de 2023 e setembro deste ano.
Neste ano, o índice aplicado foi de 5%. No ano anterior, o reajuste foi de 7,96%. Em comparação com 2022, não será possível realizar uma análise, pois os números não foram divulgados em razão dos impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19.
A alteração e atualização do IPTU podem ser aplicáveis por decreto, sendo concedidas aos municípios.
O que é IPTU?
O Imposto Predial e Territorial Urbano é obrigatório para todos os proprietários de imóveis nos municípios brasileiros. O dinheiro arrecadado é utilizado para melhorias na localidade onde o imóvel está situado, como infraestrutura, educação e segurança.
Quem precisa pagar o IPTU?
A cobrança desse imposto é realizada diretamente ao proprietário do imóvel. Caso o morador viva de aluguel, ele também pode ser responsável pelo pagamento. Nesse caso, isso deve ser registrado no contrato, juntamente com outras informações sobre o espaço.
Quem é isento de pagar o IPTU?
Alguns grupos, como pensionistas e aposentados do INSS, entidades culturais, agremiações esportivas, templos religiosos, teatros e espaços culturais, entre outros, são isentos de pagar o IPTU.
Em caso de dúvidas, procure a prefeitura do município para evitar surpresas ao receber o boleto em casa.
Qual o valor do IPTU em 2024?
O imposto não tem um valor fixo. O custo varia de acordo com algumas condições, como:
- tamanho do imóvel (m²);
- tempo de construção;
- valorização do imóvel;
- valorização da região;
- alíquota definida pela Prefeitura.
- Portanto, mais uma vez, para saber o valor exato do seu IPTU em 2024, o mais indicado é conferir diretamente no site da prefeitura da sua cidade.
Qual o prazo para pagamento do IPTU em 2024?
O prazo de pagamento do imposto pode variar dependendo do município. Isso ocorre porque a prefeitura pode oferecer diferentes formas de pagamento, com vencimentos variados, incluindo descontos para quem pagar à vista.
Via Correio do Estado MS
Comente esta notícia
compartilhar