Geral

Casas do Wolbito: Moreninhas terá projeto piloto para soltura de mosquitos contra a dengue

Circuito MS

8:05 15/10/2021

Estes pontos de liberação de ovos do Aedes aegypti com Wolbachia serão instalados em árvores

A região das Moreninhas fará parte do projeto piloto para soltura de mosquito com Wolbachia, em Campo Grande. A partir do final do mês de outubro, será feita a soltura de ovos, nas chamadas “Casas do Wolbito”.

Ao todo serão montadas cerca de 740 Casas do Wolbito por semana, em locais públicos, com equipamentos com água e alimentação para as larvas se desenvolverem após a eclosão dos ovos, que serão colocados através de cápsulas mesmo recipiente.

“As instalações serão feitas pelos agentes comunitários da região aos sábados, através de mutirões semanais, fazendo a substituição destes recipientes a cada 15 dias”, explica o coordenador do projeto em Campo Grande, Antônio Brandão.

Estes pontos de liberação de ovos do Aedes aegypti com Wolbachia serão instalados em árvores, locais onde há uma menor possibilidade de serem encontrados pela população e descartados antes da eclosão dos ovos.

Wolbachia  

Estudo Clínico Randomizado Controlado (RCT, sigla em inglês), realizado em Yogyakarta, Indonésia, aponta queda de 77% na incidência de dengue com o projeto Wolbachia.

Além disso, também mostra redução de 86% em casos de internações.

No Brasil, informações preliminares apontam redução de, aproximadamente, 70% dos casos de dengue, 60% de chikungunya e 40% de Zika nas áreas onde houve a liberação dos Aedes aegypti com Wolbachia.

Quando a Wolbachia está presente no Aedes aegypti, impede que os vírus da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela se desenvolvam no inseto, contribuindo para a redução destas doenças.

Fases do método Wolbachia na Capital

Na fase 1, as liberações começaram pelos bairros Guanandi, Aero Rancho, Batistão, Centenário, Coophavila II, Tijuca e Lageado.

Na ocasião, os Wolbitos foram liberados semanalmente, durante 30 semanas, por agentes da Prefeitura de Campo Grande.

Já na fase 2, os bairros contemplados foram Taquarussú, Jacy, Jockey Club, América, Piratininga, Parati, Pioneiros, Alves Pereira, Centro Oeste e Los Angeles.

Via Correio do Estado

Comente esta notícia