CDC libera totalmente vacinados a ficar sem máscara em ambientes fechados
14:00 09/03/2021
Segundo agência, pessoa que já estão totalmente imunizadas podem realizar pequenas reuniões, mas em público devem manter restrições
Pessoas que foram totalmente vacinadas contra a Covid-19 podem realizar reuniões em ambientes fechados sem máscara. A diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doença (CDC, sigla em inglês) dos Estados Unidos, Rochelle Walensky, anunciou em coletiva de imprensa, orientações do Centro para contatos sociais entre pessoas que foram vacinadas contra a covid-19.
A diretora explica que de acordo com as novas recomendações do CDC, caso uma pessoa que já recebeu todas as doses da vacina tenha contato com o vírus, não será necessário realizar o teste para a doença.
“Há algumas atividades que as pessoas totalmente vacinadas podem voltar a fazer agora em suas próprias casas. Todo mundo, mesmo aqueles vacinados, devem continuar com todas as estratégias de contenção em locais públicos”, explicou Walensky em coletiva de imprensa da força-tarefa da Casa Branca.
Walensky afirma que pessoas vacinadas contra o Coronavírus também poderão fazer visitas sem usar máscaras à quem ainda não foi imunizado, mas não faz parte dos grupos de risco.
No entanto, caso uma pessoa que tomou a vacina visite idosos ou pessoas com comorbidades, será preciso manter o distanciamento social e o uso de máscaras.
Walensky destaca que para o CDC a imunidade completa contra a Covid-19 ocorre duas semanas após a segunda dose dos imunizantes da Pfizer e da Moderna e depois da dose única da vacina da Johnson & Johnson.
De acordo com a diretora, todos devem evitar grandes encontros independente do status de vacinação do indivíduo. Além disso, destaca que os imunizados devem continuar usando máscara e manter distanciamento físico em lugares públicos.
A diretora relembra que a recomendação da CDC quanto a viagens, não mudou. “Por enquanto, a agência recomenda que mesmo os americanos totalmente imunizados evitem viagens intermunicipais de trem, ônibus ou avião”.
A cientista comemorou o avanço da vacinação nos EUA, destacou que o país está imunizando mais de 2 milhões de pessoas por dia, mas ponderou que a pandemia “permanece uma situação muito perigosa”.
Em uma estimativa apresentada por Walensky, cerca de 31 milhões de americanos, ou 9,2% da população, já está totalmente vacinada.
Vacinação no Brasil
De acordo com dados do Governo Federal, 10.830.688 brasileiros já receberam a primeira dose das vacinas contra Covid-19 disponíveis no país. Além disso, 2.688.684 milhões já estão totalmente vacinados, isso representa 1,27% da população do Brasil.
Em Mato Grosso do Sul, dados do sistema Mais Saúde, produzido pelo governo do Estado, apontam que 192.102 doses já foram aplicadas e 2,13% da população do Estado já está totalmente imunizada.
Via Correio do Estado
Comente esta notícia
compartilhar