Cidades recebem atividades alusivas aos 153 anos da Batalha do Riachuelo
12:50 09/06/2018
[Via Campo Grande News]
Atividades em Corumbá e Ladário –a cerca de 420 km de Campo Grande– celebram a partir deste sábado (9) os 153 anos da Batalha Naval do Riachuelo, data magna da Marina do Brasil e que é comemorada em 11 de junho. Segundo o Diário Corumbaense, durante o dia segue aberta a visitação pública a navios atracados no Porto Geral de Corumbá, além de exposições e ações de promoção à saúde no Jardim da Independência.
Às 18h, também no Jardim da Independência, acontece apresentação do Pelotão Cunha e Couto e da Banda de Música dos Fuzileiros Navais.
O programa Civismo nas Escolas, promovido pela Soamar (Sociedade Amigos da Marinha) de Corumbá e Ladário, em parceria com o Comando do 6º Distrito Naval, realiza ações cívicas em escolas da região durante a semana, sempre às 9h: na terça-feira (12), na EscolaEstadual João Leite de Barros; na quarta (13), na Escola Municipal Marquês de Tamandaré, em Ladário; e na quinta (14), na Escola Municipal Cássio Leite de Barros, em Corumbá. As atividades terão participação da Banda de Música dos Fuzileiros Navais.
Já a solenidade cívico-militar pelos 153 anos da Batalha Naval do Riachuelo será às 9h de segunda-feira em frente ao pórtico do 6º Distrito Naval, em Ladário.
História – A Batalha Naval do Riachuelo ocorreu em 11 de junho de 1865 no arroio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai, e é considerada uma decisiva na Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai, levando a uma profunda derrota a este país por praticamente acabar com sua esquadra.
A vitória na batalha também levou ao bloqueio internacional ao governo paraguaio, impedido de receber armas do exterior e dando acesso a Brasil, Argentina e Uruguai aos rios do país vizinho.
Comente esta notícia
compartilhar