Educação

Com 4,2 mil vagas em MS, inscrições do Sisu abrem na quinta-feira

Circuito MS

13:13 10/02/2023

Lista dos aprovados em primeira chamada será divulgada em 28 de fevereiro

As inscrições do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) – edição 2023 começarão na próxima quinta-feira (16) e vão até 24 de fevereiro (sexta-feira).

O Sisu é a porta de entrada para centenas de universidades brasileiras, incluindo as sul-mato-grossenses.

Ao todo, 4.288 vagas são oferecidas pelo Sisu em universidades públicas de Mato Grosso do Sul.

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) oferta 2.100 vagas em 153 cursos.

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) oferece 1.264 vagas em 64 cursos, sendo 708 para vagas de ampla concorrência e 556 para cotas.

Já a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) oferta 924 vagas em 32 cursos, sendo 454 para ampla concorrência e 170 para cotas.

O cadastro deve ser realizado neste site. O acesso à plataforma é realizado com Login Único do governo federal, mediante conta no gov.br.

A primeira chamada do Sisu será divulgada em 28 de fevereiro (terça-feira). A matrícula, dos aprovados em primeira chamada, ocorrerá entre os dias 2 e 8 de março.

Conforme noticiado pelo Correio do Estado, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi antecipado e divulgado nesta quinta-feira (9).

Anteriormente, a publicação das notas estava prevista para sair na próxima segunda-feira (13). Só é possível se inscrever no Sisu quem fez o ENEM.

Regras

Para se inscrever no Sisu 2023, o candidato deve ter feito as duas provas do ENEM 2022.

O candidato deve ter tirado nota acima de zero na prova de redação do ENEM e não ter participado na condição de treineiro.

Os estudantes com melhor classificação são selecionados por lista de chamada, de acordo com a pontuação de cada um.

Os vestibulandos devem escolher até duas opções de curso, sendo possível alterar as opções até o fim do prazo de inscrição.

O Sisu oferece vagas para ampla concorrência e cotas para negros, estudantes de escolas públicas, pessoas com deficiência e pessoas com renda baixa.

A nota de corte é a menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade escolhida de um determinado curso. O Sisu calcula e divulga a nota de corte para cada curso diariamente.

Cada área do conhecimento tem pesos diferentes para cada curso. Por exemplo, um curso de física pode dar mais peso à nota de Ciências da Natureza

Via Correio do Estado MS

Comente esta notícia