Tecnologia

Com aplicativo, motorista não precisa mais portar documento convencional

Circuito MS

18:35 27/12/2018

[Via Campo Grande News]

Lançados na manhã dessa quinta-feira (27) os aplicativos do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) irão facilitar a vida dos motoristas, que não precisarão mais andar com nenhum documento impresso.

Em janeiro desse ano foi lançada a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) digital, onde os motoristas já tinham uma cópia do documento no celular, e a partir de hoje, a mesma plataforma irá carregar também o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), que assim como a carteira, é de uso obrigatório.

Com essa ferramenta o documento do veículo poderá também ser compartilhado para todos usuários, sendo assim o original poderá ficar guardado em casa, em segurança, enquanto os motoristas têm a cópia no celular. “A facilidade é que também tem como baixar o arquivo caso você precise imprimir e autenticar”, explica o diretor presidente do Detran, Roberto Hashioca.

Mato Grosso do Sul é o quinto estado do país a lançar a versão digital do documento que comprova que o licenciamento do veículo foi pago. “Estes aplicativos trazem modernidade e facilidade as pessoas, estamos saindo na frente de muitos estados, mostra gestão eficiente com resultados, assim como os dados disponíveis no site do Detran”, explica o governador do estado, Reinaldo Azambuja.

Além do CRLV também foi lançado hoje o aplicativo do próprio órgão, o Detran MS. Nessa outra plataforma será possível o pagamento de multas e taxas dos veículos, além da consulta de pontuação da carteira de motorista.

Com o painel “Detran em números” é possível consultar a frota da cidade, o número de acidentes por região e fazer comparativos entre períodos, obter informações sobre as fiscalizações e ações educativas.

Obras inauguradas – Durante o lançamento das plataformas, também foram inauguradas algumas obras feitas na sede do Detran. Ao todo foram mais de um milhão de reais investidos.

Nas obras de adequações nas vias internas foram aplicados quase R$ 300 mil e R$ 381,6 mil no pórtico e guarita da sede.

O Centro de Educação Infantil, que atende filhos de funcionários com idades entre seis meses a seis anos de idade, e a Cidade Escola de Trânsito, que recebe alunos do 1º a 5º anos do Ensino Fundamental também foram reformados. “Essas obras melhoram o ambiente dos funcionários com uma estrutura física mais adequada”, conclui o governador.

Comente esta notícia