Com Copa e Black Friday, TV’s são “campeãs de venda”, seguido por eletrodomésticos e celulares
17:28 22/11/2022
Tamanho de tela e menores preços são itens os itens mais levados em conta pelos consumidores, que demonstram estar primeiro de olho nos jogos
Preocupados em não perder um lance da seleção – que estreia na quinta-feira (24) -, os campo-grandenses (diante da Black Friday e promoções da Copa) tem priorizado garantir um televisor de qualidade, ao invés de um novo eletrodoméstico, ou até trocar de celular neste fim de ano, segundo análise de diversas lojas do setor em Campo Grande.
Gerente-adjunto do Magazine Luiza na Capital, Welington Servim explica que a mistura entre a tradicional Black Friday com os jogos da Copa do Mundo neste mês (que fazem borbulhar as promoções), representou para a loja um crescimento de 35% do volume de vendas no período, se comparado com 2021.
“Pode ser que atrapalhou. Poderíamos ter dois meses num ano que iria vender muito, mas estamos crescendo um valor considerável. Teremos essa resposta somente no final do ano”, diz o gerente local da Magalu.
Ele explica que durante os meses de junho e julho – quando tradicionalmente acontece a Copa, há cada quatro anos -, o valor agregado de vendas foi normal.
“Poderia ter, e esse mês ainda ser bom por causa da Black. Mas acredito que ajudou bastante. E o movimento nessa época já é muito bom”, revela ele sobre o volume de vendas com a proximidade do fim de ano.
Além dessa loja, Carlos Rogério Pereira de Souza é gerente de uma unidade das Casas Bahia na Capital, e explica que a categoria de televisores registrou um aumento de 25% no volume de vendas.
“Coincidiu a Copa do Mundo com a Black, então pode se ver pelo volume de clientes na loja. Misturar a Copa com Black não atrapalhou”, comenta ele.
Everton Oliveira Santos, gerente há quatro anos de uma das Lojas Gazin em Campo Grande, também expõe que houve esse aumento na busca por televisores, e por TV’s maiores, inclusive.
“A gente tinha uma média de 43 a 50 polegadas. Hoje o pessoal está em buscanda de TVs de até 65… e aumentou bem as vendas”, afirma.
Tamanho, preço ou marca
Carlos das Casas Bahia explica que, a própria rede, têm apostado muito forte na venda daqueles televisores maiores, mas que para eles esse ainda é o segundo ponto a ser levado em conta.
“Pessoal está procurando preço. Tem alguns com preferência por marca, mas a maioria o pessoal vem atrás do valor baixo”.
Segundo o gerente, atrás dos televisores, aparecem na corrida dos mais vendidos a categoria dos eletrodomésticos (refrigeradores e lavadoras), sendo seguida pelos celulares.
“Sempre o celular é top de venda, mas por essa Copa do Mundo, a gente está muito ainda na questão de vender televisão”, diz.
Entretanto, ainda que a Copa e Black Friday impulsionem as vendas, tendo também a época natalina no porvir, há a possibilidade de um esfriamento no comércio antes do fim do ano.
“A gente tem já uma noção que, sempre depois do black, dá aquela ressaca de compra. Mas temos dezembro e janeiros, meses muito fortes pelas liquidações que tem da sobra de estoque”, completa Carlos Rogério.
Nas lojas Gazin, como ressalta o gerente Everton Oliveira, os consumidores buscam em primeiro lugar o preço baixo mas também a tecnologia que, juntos, tem colaborada para reduzir os estoques.
“De televisores, por exemplo, nós já tínhamos abastecido aqui, já para black desta semana, no final do mês. Já tive que reforçar mais um caminhão de carga, porque está vendendo muito. Tínhamos pilhas de televisores altas, e tá saindo”.
Também o gerente do Magalu, Servim, aponta para o aumento na busca por eletrodomésticos e televisores, em detrimento dos próprios celulares, que seguem atropelados no ranking pelas geladeiras e lavadoras.
“Acredito que em todo dezembro é muito bom, há troca do celular, alguns dão de presente. Mas esse ano deu uma parada, porque cresceu demais o eletro. A tecnologia, que é o celular, eu achei que deu uma parada, geladeiras e lavadoras são coisas que estão vendendo mais”
Por fim, sobre as vendas da loja, ela explica que os tamanhos são preferência, mas as pessoas também não deixam de olhar para as marcas na hora da compra.
“As conhecidas: LG; Samsung e TCL, que cresceu muito no mercado e tem um custo-benefício muito bom comparado as outras duas. Mas na região vende muita TV de 50 polegadas para cima”, finaliza ele.
Via Correio do Estado MS
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