Geral

Com mais de 42 mil casos de Covid-19, maio termina com 75 festas encerradas

Circuito MS

15:18 01/06/2021

Pessoas se aglomeram em eventos clandestinos enquanto taxa de letalidade é de 2,7% na Capital

De 1º à 31 de maio deste ano, 75 festas ou eventos foram finalizados em Campo Grande pelas equipes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) na Operação Toque de Recolher.

De acordo com balanço da GCM, 27.190 pessoas foram abordadas nas ruas de Campo Grande no mesmo mês que possui mais casos confirmados deste o início da pandemia, com 42.540 pessoas infectadas pelo vírus.

Enquanto 974 pessoas perderam a luta para a Covid-19 em maio, 99 cidadãos foram presos por descumprirem medidas restritivas. As informações da pandemia da Covid-19 são do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Enquanto nove estabelecimentos comerciais foram interditados, 149 pessoas aguardam em fila de espera por um leito em hospital na Central de Regulação da Capital.

Campo Grande está na bandeira vermelha do mapa de Saúde e Segurança na Economia (Prosseguir), o que indica grau de risco alto para Covid-19 na cidade, e, só neste mês, a GCM flagra 314 casas com festas ou aglomerações.

O Secretário Municipal de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, disse que campo-grandenses não atendem mais ao toque de recolher.

O desemprego causado pela pandemia, intolerância e impaciência de pessoas à obrigatoriedade de ficar em casa são os motivos apontados pela secretaria pelo desrespeito às medidas restritivas em combate a Covid-19.

Operação Toque de Recolher

Uma força-tarefa que une a GCM, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) faz a ronda noturna durante o toque de recolher em Campo Grande.

Órgão de Defesa do Consumidor (Procon), Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) e Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) também entram na lista.

Campo Grande está na bandeira vermelha do mapa Prosseguir, o que representa grau alto de risco para Covid-19.

Portanto, o toque de recolher na Capital é das 21h às 5h, de 26 de maio à 9 de junho.

O objetivo é evitar aglomerações de pessoas, diminuir o número de casos, mortes e internações por Covid-19 e conter a pandemia, além de prevenir acidentes de trânsito.

Medidas restritivas

Como forma de conter a pandemia e frear o contágio do vírus da Covid-19, foram adotadas medidas restritivas, como:

  • Toque de recolher das 22h às 5h
  • Uso correto e obrigatório de máscara em locais públicos
  • Distanciamento social de 1,5 de uma pessoa à outra
  • Limitação de 50% da capacidade do local em festas, reuniões e eventos em salões, centros esportivos, clubes e estabelecimentos comerciais
  • Disponibilização de álcool gel
  • Suspensão das cirurgias eletivas

Via Correio do Estado

Comente esta notícia