Meio Ambiente

Com retroescavadeira, força-tarefa desobstrui trecho de 15 km do Rio Taquari

Circuito MS

19:35 20/02/2019

[Via Campo Grande News]

Força-tarefa foi criada para desobstruir trecho do Rio Taquari, no Pantanal, a partir desta quarta-feira (20). São aproximadamente 15 km de vegetação alta, prejudicando a locomoção de barcos e deixando cerca de 250 famílias ribeirinhas isoladas. Uma retroescavadeira está sendo utilizada para remover o excesso de vegetação, como baceiros e camalotes.

Segundo o vereador corumbaense Luiz Francisco Vianna (SD), a operação foi montada junto ao Ministério Público, Defesa Civil, Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e Prefeitura de Corumbá, a 419 km de Campo Grande (assista ao vídeo abaixo).

Segundo o parlamentar, as famílias que moram nas colônias estavam praticamente isoladas há uma semana. Ele calcula de 15 a 20 dias de limpeza total no trecho. “Fizemos a força-tarefa para limpaz. A população estava sem acesso à alimentação, saúde, nada”, disse.

O vereador acredita que se a ajude não ocorresse logo, a situação ficaria precária. “A população que mora lá não tem acesso e a daqui não consegue chegar lá”.

O Rio Taquari sofre também com o assoreamento e foi tema de reunião no início do ano com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Na oportunidade, o ministro firmou compromisso de recuperação da Bacia do Rio Taquari utilizando parte dos R$ 6 bilhões que estão no caixa da União.

A proposta é aproveitar os projetos já apresentados no ano passado para que o ministério publique o edital de programa de recuperação. O texto prevê linhas de crédito subsidiadas aos produtores afetados pela degradação ambiental.

Segundo o governo do Estado, o assoreamento do rio inundou cerca de 1,3 milhão de hectares da planície de Corumbá.

Comente esta notícia