Meio Ambiente

Com temporal, temperatura cai 12ºC dentro de uma hora em Campo Grande

Circuito MS

16:34 31/08/2023

Além da Capital, cidades no interior de MS também foram atingidas por tempestades e ventos fortes

O temporal que atingiu Campo Grande, na tarde desta  quinta-feira (31) fez a temperatura cair 12ºC. Quando a chuva começou a temperatura passava os 32°C e após toda a tempestade ficou em torno de 20ºC. 

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, a chuva em si durou 19 minutos e foi causada por áreas de instabilidades formadas pelo intenso calor dos últimos, quando a temperatura média ultrapassou os 30ºC. 

Contudo, antes mesmo que a chuva caísse os campo-grandenses presenciaram ventos que chegaram a 70 km por hora. 

Além do calor, a alta umidade é associada a um centro de baixa pressão na Bolívia, país que faz fronteira com Mato Grosso do Sul. Até o momento, o acumulado de precipitação era de 40,9 mm, mas o nível pode mudar já que há chances de chover mais até o fim da tarde. 

Outros eventos comuns nos dias de chuva tornaram a acontecer, como alagamento de ruas em bairros e na região central, além de queda de árvores e queda de energia em alguns em alguns locais. 

Conforme apurado pelo Correio do Estado, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por causa da queda de uma árvore na Rua Guenhei Chiroma, no bairro Iracy Coelho. Apesar de deixar a rua parcialmente interditada, não houve qualquer tipo de dano. 

Entre os afetados está a Agência do Departamento de Trânsito de MS (Detran/MS), localizada dentro de um shopping da Capital chegou a ficar sem energia no começo da tarde em consequência da chuva. O serviço no local já foi restabelecido. 

De acordo com a Energisa, a tempestade afetou parcialmente o abastecimento de energia em diversos bairros de Campo Grande. São eles: Jardim Paulista, Pioneiros, Chácara Dos Poderes, Moreninha, Alves Pereira, Nova Lima, Parque Dos Novos Estados, Cruzeiro, Chácara Cachoeira, Conjunto Aero Rancho, Vila Planalto, Vila Bandeirante, Parque Residencial Rita Vieira, Vila Piratininga.

Ainda segundo a concessionária de energia da cidade, equipes estão nas ruas para atender as ocorrências e normalizar o abastecimento nos locais afetados. 

CHUVA NO INTERIOR

Antes de chegar na Capital, a chuva deixou um rastro de destruição em Dourados, onde a Defesa Civil enviou equipe para avaliar os estragos deixados pelo temporal, e em Três Lagoas. 

Como mostrado pelo Correio do Estado, em Dourados a chuva durou cerca de 10 minutos na noite de ontem, mas foi o suficiente para que 18 mil pessoas ficassem sem eletricidade em casa. 

A força dos ventos arrancou árvores e tapumes de obras e deixou diversas residências e comércios destelhados. Todo o material levado pela tempestade amanheceu espalhado pela cidade. 

O temporal com ventos fortes também deixou estragos em Três Lagoas, cidade onde choveu nesta quinta-feira (31). 

De acordo com o site local Três Lagoas News, por lá também houve queda de árvores e prejuízo para comércios que tiveram fachadas e teto danificados. O vento também derrubou placas de trânsito e parte de um monumento da cidade.

Via Correio do Estado MS

Comente esta notícia