Campo Grande

Confiança do empresário da Capital sobe em outubro, indica pesquisa

Circuito MS

10:49 06/11/2022

Os resultados positivos geram questionamentos acerca da abertura de mais vagas no mercado de trabalho

Conforme dados do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a confiança do empresário de Campo Grande voltou a registrar alta no mês de outubro.

O índice alcançou 142,5 pontos, ante os 137,4 pontos de setembro, um crescimento de 3,7%.

Além disso, comparando o índice do mês de outubro de 2021, quando era de 122,1, a variação é ainda mais positiva: 16,8%.

Segundo a pesquisa, para 48,2% dos empresários ouvidos a condição atual da economia brasileira melhorou um pouco e para 60,4%, as condições atuais do setor melhoraram um pouco.

Já em relação à expectativa para a economia brasileira, 52,1% acreditam que vai melhorar muito e 39,6%, que vai melhorar um pouco.

Contratação

Os resultados positivos geram questionamentos acerca da abertura de mais vagas no mercado de trabalho.

Nesse quesito, a pesquisa mostra que a maioria (74,7%) pretende aumentar um pouco e 18,1% devem aumentar muito.

Em outubro, os três componentes do Icec subiram, com destaque para o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (171,5%), que registrou a maior variação, seguido pelo Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (130,9%), e com a menor variação, o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (125,1%).

A economista do Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS, Regiane Dedé de Oliveira, destaca que já foi notado um aumento no interesse do empresário pela contratação de funcionários.

“Isso se deve à proximidade das festas de fim ano, em que tradicionalmente o comércio contrata mão de obra temporária para auxiliar nas vendas do período. Um momento importante para o trabalhador aproveitar a oportunidade e conquistar, quem sabe, uma vaga definitiva”, disse.

A pesquisa

A coleta dos dados é realizada sempre nos últimos dez dias do mês imediatamente anterior ao da divulgação da pesquisa.

Assim, os dados do Icec de outubro/2022 foram coletados nos últimos dez dias do mês de setembro/2022.

Via Correio do Estado MS

Comente esta notícia