Contadores ‘pegam no pé’ dos clientes para evitar sobrecarga de declarações
8:36 30/04/2018
[Via Campo Grande News]
Para evitar sobrecarga de trabalho e problemas inesperados no último dia para declarar o Imposto de Renda, contadores passaram as últimas semanas “pegando no pé” dos clientes mais antigos, fazendo com que eles acertassem as contas com o leão dentro do prazo que termina às 23h59 (horário de Brasília) desta segunda-feira (30).
Com isso, alguns profissionais conseguiram aproveitar o feriado prolongado ou cuidar dos afazeres em suas empresas, enquanto outros atenderam hoje novos clientes que deixaram o imposto para a última hora.
Segundo a Receita Federal, até as 7h56 de hoje 51.256 contribuintes em Mato Grosso do Sul de um total de 400 mil ainda não haviam cumprido o protocolo.
A contadora Maria Pereira Esteves tem 170 clientes e desde março colocou em prática um planejamento para fazer todas as declarações. “Eu ajudo eles a estarem em disciplina e todos já estão entregues. Eu faço em tempo hábil e sem sufoco. Cumpri a minha meta”, disse ao Campo Grande News.
Logo quando o prazo é aberto, ela começa a enviar lembretes aos contribuintes com a lista de documentos que precisa para fazer o preenchimento das fichas. “Essas mensagens são enviadas de várias formas (e-mail, celular, WhatsApp), depende de cada indivíduo. Cada um tem a sua forma de agir”, afirma.
Eunice dos Santos Miranda também é contadora e só tem dez declarações para terminar hoje, dos quais somente um não pertence a um cliente antigo.
“Foi corrida a última semana, não quis deixar para a última hora. Aqueles que fazem o procedimento todos os anos comigo eu tive que ligar e pedir para se atentarem aos prazos. Hoje estou tranquila. As declarações que tenho são bem simples, acredito que em um só período faça tudo”, relata.
Já Roberto Morais tem cerca de 20 declarações para fazer. “Todos os que estão no meu cadastro eu tento ligar ou mandar mensagem alertando sobre o fim do prazo. Temos um grupo de três pessoas no escritório para dividir e conseguir fazer tudo, mas todos os anos tem gente que deixa para última hora. Quem me ligar hoje, não vou conseguir atender”, completa.
Penalidades – Quem perder a data vai ter que pagar multa de 1% ao mês calendário ou fração de atraso, incidente sobre o imposto devido, ainda que integralmente pago, observados os valores mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido.
Além disso, quanto antes as informações forem enviadas para a Receita, maiores as chances de o contribuinte receber a restituição nos primeiros lotes, se for o caso.
O órgão tem três canais para tirar dúvidas sobre o imposto. O primeiro deles é por telefone na Delegacia de Campo Grande pelo número (67) 3318-7200. Também é possível enviar um e-mail para o plantaofiscal.cg@rfb.gov.br que será respondido pelos técnicos.
Há também possibilidade de recorrer ao atendimento presencial que pode ser agendado pelo site http://receita.fazenda.gov.br/ ou pelo telefone. O órgão funciona na avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, nº 3, no Parque dos Poderes e funciona normalmente nesta segunda.
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