Campo Grande

Crime de furto reduz 26% na Capital em dez dias da Operação Boas Festas

Circuito MS

17:00 14/12/2022

Com dez dias de início da Operação Boas festas da Polícia Militar, em Campo Grande, o crime de furto, um dos principais crimes cometidos no período de fim de ano, apresentou redução de 26,25%, comparado com mesmo período do ano anterior. Segundo levantamento feito no Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGO), fornecido pela PM, entre os dias 3 e 13 de dezembro, foram registrados 413 casos, enquanto em 2021, foram 560.

De acordo com comandante do Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Emerson de Almeida Vicente, a Operação Boas Festas iniciada no dia último dia 3, com ações preventivas em razão do aumento do fluxo de pessoas pelas áreas comercias e pagamento do 13º salário, está sendo aplicada em toda a cidade, incluindo o Centro, onde tem a maior movimentação de pessoas neste período de festas de Natal e Ano Novo.

“Nós mapeamos Campo Grande com todas as demandas existentes, nos bairros e na área central. Em cima delas, criamos cartões de programa para aplicar o policiamento todos os sete dias da semana, seguindo o horário comercial e o especial de final de ano”, afirmou.

O comandante lembrou que da totalidade de efetivo envolvido na Operação, duzentos estão empenhados em uma Central de Comando e Controle, criada para atendimento exclusivo na prevenção, enquanto demais também atuam no atendimento das demandas de emergência, recebidas pelo telefone 190.

“Nesta Central de Comando e Controle, os coordenadores com apoio de cadetes, que estão em estágio pelo Curso de Formação de Oficiais, podem visualizar a localização em tempo real das viaturas e gerenciar a sua empregabilidade do policiamento motorizado de acordo com a demanda no momento”, complementou o coronel Almeida.

Reforço Copom

O comandante do CPM, também, informou que houve reforço Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) para recebimento das solicitadas pelo telefone 190. “Percentual deste policiamento especial foi realocado para o 190, justamente para melhorar a qualidade da recepção dessas ligações”, reforçou.

Crime de furto reduz 26% na Capital em dez dias da Operação Boas Festas

As ações da Operação Boas Festas seguem até 09 de janeiro de 2023.

Operação Boas Festas

Há mais de 10 anos, durante os finais de ano, a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, realiza a intensificação do policiamento nas áreas comerciais da Capital e do interior, já que o fluxo e circulação de dinheiro aumentam muito nessa época por conta das festividades e 13º salário dos cidadãos.

Anteriormente denominada ‘Operação Fim de Ano’, já há algum tempo teve seu nome alterado para ‘Operação Boas Festas’ e desde então tem evoluído tanto no número de policiais militares empregados, quanto na tecnologia utilizada, obtendo assim maior êxito e melhor empregabilidade do efetivo.

Crime de furto reduz 26% na Capital em dez dias da Operação Boas Festas

O Policiamento no início era feito na região central da capital, por ser a área de maior circulação de pessoas e nas maiores cidades do interior do Estado tais como: Corumbá, Três Lagoas, Dourados e Ponta Porã, em suas áreas comerciais.

Com expansão do comércio para os bairros, a PM passou a atuar com esse reforço de fim de anos, nos corredores comerciais, bancários e gastronômicos, com proposito de atuar na prevenção de ilícitos e garantir a população segurança durante as festividades natalinas e de ano novo.

Via Enfoque MS

Comente esta notícia