Geral

Cuidado: Procon alerta para golpes através de pagamentos por QR Code

Circuito MS

8:07 02/11/2021

Ao mirar a câmera do celular e efetuar o pagamento, o QR Code falso direciona o dinheiro para outra conta

Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS) tem recebido muitas denúncias de falsificações e substituições de QR Codes em faturas de concessionárias, e alerta os consumidores quanto ao pagamento de boletos ou faturas.

Os QR Codes são símbolos em um formato quadrado, uma evolução do código de barras. Enquanto o código de barras tem apenas uma dimensão, o QR Code é um gráfico 2D, que o permite ser lido pelas câmeras da maioria dos celulares.

Eles são inseridos nos documentos para facilitar o pagamento, principalmente no formato Pix. Contudo, estelionatários têm se especializado na adulteração deste formato.

De acordo com o Procon-MS, consumidores procuraram a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) e informaram que as faturas colocadas nas caixas de correspondência com a aplicação de QR Code foram falsificadas.

Ao mirar a câmera do celular e efetuar o pagamento, o QR Code falso direciona o dinheiro para outra conta, e não para a da Sedhast.

Com isso, o consumidor acredita ter pago pelo consumo quando, na realidade, encaminhou o valor para um estelionatário, correndo o risco ter o fornecimento do serviço suspenso.

O superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, orienta as pessoas a conferirem todos os dados quando forem realizar pagamento via Pix.

“Antes de concluir a operação, verifique qual o destinatário daquela transferência. É a forma de não correr risco de prejuízos”.

Antes de confirmar o pagamento, veja se a conta realmente está no nome do órgão que o enviou. Se não estiver, prefira o pagamento tradicional, ou contate o Procon-MS.

Via Correio do Estado

Comente esta notícia