Depois de um mês com baixa confiança, comércio espera vender mais no Dia das Mães
16:38 03/05/2021
Vista como uma das melhores datas para as vendas, empresários esperam vender mais que no ano passado
Comerciantes de Campo Grande estão com boas expectativas para o Dia das Mães deste ano. Considerado uma das datas mais importantes para a venda, o Dia das Mães se assemelha ao Natal, época mais lucrativa para o comércio.
Um levantamento realizado pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) aponta que 66% dos entrevistados esperam vender mais no Dia das Mães deste ano, em relação ao ano passado.
A expectativa vem em meio a crise que o comércio ainda luta para vencer.
Dos entrevistados, 51% esperam uma alta de pelo menos 410%, e quase 15% dos empresários avaliam que podem vender de 11 a 50% a mais que no mesmo período de 2020.
O gerente de uma loja de varejos, Djalma Santos, afirma que a data comemorativa deve ser bem movimentada, mesmo diante da pandemia.
“Tivemos no ano passado, mesmo no início da pandemia, uma data bem expressiva e acredito que neste ano, por conta da vacinação e também pelo fato de as pessoas estarem mais adaptadas a realidade, em relação aos protocolos de biossegurança, temos todas as condições para um dia das mães bem bacana”, afirma Djalma.
Com a pandemia, o comércio precisou se reinventar de algum modo, e a comercialização pela internet foi um bom negócio para aqueles que, em muitas situações, precisaram fechar as portas.
“O ser humano consegue se adaptar, precisamos continuar seguindo a vida. Hoje você não precisa nem ir mais à loja, é só você fazer o pedido pela internet, utilizando as redes sociais que o pedido chega até você, com toda a segurança”, coloca.
Segundo o gerente, mesmo que o número de vendas pela internet ainda seja pequeno em relação às vendas presenciais, os consumidores estão se acostumando a esse novo jeito de comprar.
“As pessoas já estão se adaptando ao serviço de delivery e os números começam a aumentar nessa modalidade de venda, sendo uma opção para quem não quer sair de casa”.
Muitos dos empresários ouvidos pela pesquisa realizada pela ACICG também afirmam que o período pode ser de contratações.
A contratação de mão de obra temporária para a data é uma opção para 46% dos entrevistados. Outros 36% já dizem que a intenção é contratar até cinco novos colaboradores.
“Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, e por mais que seja uma data marcada por presentear com lembrancinhas, o Dia das Mães nunca passa em branco no comércio. Os estabelecimentos continuam seguindo os protocolos sanitários e estão preparados para atender a população”, garante o presidente da ACICG, Renato Paniago.
CONFIANÇA
O mês de abril foi de baixa confiança para o comércio campo-grandense. De acordo com o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), o setor voltou a apresentar nova queda na Capital.
A pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), aponta que em abril foram registrados 117 pontos, índice mais baixo registrado desde novembro do ano passado.
“O ICEC mede a percepção dos comerciantes sobre o nível atual e o futuro quanto à propensão de investir em curto e médio prazo”, afirma a economista do Instituto de Pesquisa da Fecomércio de Mato Grosso do Sul, Daniela Dias.
Ainda de acordo com a economista, os empresários estão cautelosos, o que pode ser um reflexo das últimas medidas de segurança adotadas, como a restrição do horário comercial.
“Vale lembrar que em março completou-se um ano que a doença chegou ao Brasil, tornando a Covid-19 tema de muitas matérias e isso, com certeza, tem impacto sobre o futuro e os investimentos ”, acrescenta a economista.
Via Correio do Estado
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