Geral

Dia da Consciência Negra é celebrado com entrega de honraria na ALMS

Circuito MS

7:50 21/11/2017

[Via Midiamax]

Na noite desta segunda-feira (20), o Poder Legislativo reconheceu mais uma vez a importância dos povos negros na história do país. A Sessão Solene em comemoração ao ‘Dia Nacional da Consciência Negra’, foi marcada pela entrega da homenagem do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares, instituída pela resolução 36/2009 de autoria do proponente da solenidade, o deputado Amarildo Cruz (PT).

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, é a data em que morreu Zumbi dos Palmares, herói negro que se imortalizou por sua luta, pela libertação dos negros escravizados e que representa todas as formas de defesa da paz, da liberdade, da igualdade e do combate ao racismo. Para o deputado Amarildo Cruz, a data é uma referência de luta contra o preconceito. “Mais da metade da população brasileira é negra e por isso uma data de referência pela importância no contexto histórico do negro no Brasil. Foram mais de 300 anos de escravidão e temos o dever de elaborar políticas públicas constantes de reparo pelos erros cometidos no passado contra a raça negra. A homenagem funciona como um estímulo aos que trabalham pela igualdade”, destacou o parlamentar.

Em nome dos homenageados a assistente social Sandra Mara Martins dos Santos, ressaltou a inserção no mercado de trabalho e do reconhecimento e orgulho do negro pela sua cor. “Considero uma honra receber a homenagem em nome da luta de Zumbi. Nós temos muito a avançar com políticas públicas efetivas que colaboram com nossas conquistas”, comemorou Sandra do Grupo de Mulheres em Ação da Comunidade Tia Eva em Campo Grande.

A honraria do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares foi entregue para 26 pessoas que atuam junto à população negra do Estado, como forma de reconhecimento aos serviços prestados na luta contra a discriminação racial.

Homenageados:

Receberam a honraria Zumbi dos Palmares os seguintes homenageados do deputado Amarildo cruz: Ailton Manoel do Nascimento, André Luis Silva Santos, Nair Santos da Silva Ferreira (Associação da Comunidade Negra Rural Quilombola Furnas dos Baianos), Clemilson Pereira Medina, Edson Vicente da Cruz, Maria Auxiliadora Fontoura (Escola de Samba Igrejinha), Julyene Nogueira Espíndola (Projeto Diversidade Étnico Racial e Cultural da Escola Estadual Joaquim Murtinho), Carlos Fernando Antônio, Sandra Mara Martins dos Santos (Grupo de Mulheres Negras em Ação na Comunidade Tia Eva), Inocência Recalde Meaurio (Mãe Inocência), Josélio Alves Raymundo, Joyse Cabreira de Souza, Maria de Fátima Barbosa, Rafael Domingos Fernandes, Tiago Duque, Vilma Leda Moreira.

Por indicação da deputada Antonieta Amorim (PMDB): Lúcio Martins da Silva. Pelo deputado Cabo Almi (PT): Doralino Rosa Carvalho e Ismael Lidio Faustino. Pelo deputado Felipe Orro (PSDB): Agenor Martinho Corrêa. Pelo deputado George Takimoto: Lázaro Bonifácio da Silva. Pelo deputado Herculano Borges (SD): Leônidas dos Santos Rocha. Pelo deputado João Grandão (PT): Jaderson Jesus de Souza. Pela deputada Mara Caseiro (PSDB), Rosa Maria da Silva. Pelo deputado Dr. Paulo Siufi: Rafael dos Santos Simões e pelo deputado Professor Rinaldo do PSDB: Márcia da Silva (Igreja Missionária Comunidade em Cristo).

Durante o evento uma apresentação cultural do ator, poeta e psicólogo, Alguimar Amâncio da Silva, com a performance “Zumbi dos Palmares”.

Comente esta notícia