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Dicas para criar uma boa redação no Enem

Circuito MS

9:19 07/11/2021

Saiba como construir o texto da melhor forma para garantir uma boa nota no Exame.

Aguardada por muitos, a redação do Enem é um dos maiores desafios do exame. Valendo até 1000 pontos, o texto argumentativo dissertativo é parte fundamental para a composição das notas do Exame.

O Ministério da Educação (MEC), valoriza a produção textual e avalia as técnicas de escrita, a capacidade de organização de ideias e estruturação coerente de conteúdo, as habilidades de argumentação, o domínio do vocabulário e as analogias às vivências de cada estudante.

Em 2021 a prova será aplicada em dois finais de semana distintos, sendo no dia 21 e 28 de novembro, temas da redação já são especulados, tais como, inclusão de grupo minoritários, pobreza menstrual, violência doméstica, cultura do cancelamento entre outros.

Buscando ajudar aqueles que realizarão a prova, a coordenadora de Redação do Curso Poliedro, Fabiula Neubern, informa como pode ser construído o texto de acordo com o tema sugerido pela prova, bem como algumas dicas para um bom desempenho.

Dias antes da prova:

  • O aluno pode se preparar para redação se atentando a notícias, lendo portais jornalísticos, e até mesmo redações nota mil de edições anteriores.
  • É indicado que o participante não se esforce na semana da prova, então executar quatro, seis redações não é uma boa ideia, aproveitar o momento para relaxar é a melhor opção. Em caso de ansiedade, escreva algumas linhas, uma pequena introdução de um tema que  na sua opinião possa cair e esteja te deixando na dúvida.

“Também pode acalmar escrever uma proposta de intervenção. Não precisa nem ser uma redação inteira. Ao rodopiar o lápis ou a caneta no papel, a ansiedade vai começar a diminuir e você já poderá se sentir mais seguro”, explica Fabiula.

  • Os afetos contribuem para a sensação de confiança, então, rememore aquela aula gostosa, reflita sobre aquela discussão que sua professora trouxe e que fez você ‘pensar fora da caixa’.

“Foi tão bom entrar em contato com o pensamento crítico, não foi? Relembre esses bons momentos, pois eles podem ajudar na construção da argumentação no dia da prova”, complementa.

  • Outra atitude que certamente vai levá-lo a se sentir mais confiante é reler os melhores textos que você escreveu ao longo do ano. Não importa quantos foram e nem a nota atribuída. Volte-se ao seu melhor e veja que você foi capaz.
  • Além disso, aproveite para ouvir a sua playlist predileta! Afinal, as músicas podem entrar na sua redação Enem como repertório.
  • Antes de dormir, releia seu caderninho de repertório. Ao dormir, seu cérebro poderá processar as ideias que você leu e memorizá-las.

No momento do exame:

  • No Enem, o primeiro passo para começar a desenvolver o texto é ler a frase ou o recorte temático atentamente, já sublinhando as palavras-chave para delimitar o tema e o seu recorte.
  • O segundo passo é uma leitura cuidadosa dos textos motivadores, pois ela pode ajudar na composição do projeto de texto. Esse projeto é uma espécie de esqueleto, ou seja, um conjunto de anotações do tipo: qual será a minha tese, isto é, meu posicionamento?
  • Qual ou quais referências externas vou usar?
  • Qual a ideia central de cada parágrafo de desenvolvimento?
  • Qual será a proposta de intervenção?
  • A organização é necessária, já que é uma das habilidades observadas em qualquer texto dissertativo-argumentativo.

A próxima etapa é escrever o texto.

Há alunos que fazem um rascunho completo, outros que escrevem os primeiros parágrafos em rascunho e partem para a folha oficial, e outros, ainda, que escrevem o texto todo diretamente na folha oficial a partir do projeto.

  • A estrutura reproduzida nos textos deve ser um ponto de atenção, já que representa uma significativa parte do desempenho. No Enem, a técnica de escrita tem um peso elevado, ou seja, 20% da nota diz respeito ao domínio da língua. Outros 20%, ao uso de mecanismos linguísticos que garantam a coesão.
  • Cada um define a estratégia que o deixa mais seguro e confortável. Independentemente da tática escolhida, é fundamental fazer uma revisão gramatical ao final. Porém, a coordenadora não recomenda que se deixe a redação para o final da prova porque o aluno ou aluna pode se perder com o tempo e não conseguir concluir o texto.

“Mas não vejo problema em ler o tema, anotar as primeiras ideias e deixar a cabeça trabalhar um pouco o amadurecimento dele enquanto se resolve algumas questões objetivas.

Para definir o melhor método, a minha dica é treinar estratégias diferentes em simulados e, se isso já foi feito e definido, o ideal é não mudar de estratégia no dia da prova, pois isso pode provocar ansiedade e prejudicar o desempenho”

Fabiula Neubern, coordenadora de Redação do Curso Poliedro.

Via Correio do Estado

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