Interior

Distrito esquecido de MS ganha estrada e moradores investem em turismo

Circuito MS

11:51 03/06/2022

Porto Esperança, a 80 km de Corumbá, terá acesso facilitado com a nova estrada e desenvolvimento local

Obras para implantação de 11,2 Km de estrada com revestimento primário já estão sendo realizadas em Porto Esperança, distrito localizado a 80 km de Corumbá.

A construção da estrada foi autorizada em agosto de 2021, pelo governador Reinaldo Azambuja, ao custo de R$ 20,7 milhões.

Visando promover qualidade de vida aos moradores, o acesso foi projetado distante da margem do Rio Paraguai, levando em consideração as grandes inundações que ocorrem na região pantaneira, conhecida como Nabileque.

Os moradores relatam o sentimento de otimismo e contam os dias para transitar de carro até a rodovia federal e chegar à cidade sem problemas.

Conforme divulgação do Governo do Estado, o local possui grande potencial para o turismo de pesca esportiva.

Para o governador, Reinaldo Azambuja, é uma felicidade levar acesso à população.

“Não consigo entender como uma comunidade de 100 anos não tinha acesso a serviços básicos, como essa estrada. Estamos promovendo o resgate de Porto Esperança e mais dignidade a seus moradores”, disse.

Saiba

O distrito está isolado desde 1994, quando aconteceu a paralisação do trem de passageiros na localidade.

Desde então, a população encontra dificuldades para se dirigir até a cidade de Corumbá, ficando muitas vezes isolada, em razão de atoleiros e interdição da pista.

Tais dificuldades são enfrentadas em uma estrada aberta pela própria comunidade, sendo localizada próxima ao rio , ficando constantemente interrompida devido às chuvas e cheia.

Até pouco tempo, o distrito não contava nem com Estação de Tratamento de Água (ETE), a qual foi implantada recentemente pela Sanesul.

Mesmo com o período de chuvas intensas, a obra segue em ritmo acelerado, com as máquinas abrindo o caminho em direção ao distrito.

Além disso, duas pontes de concreto estão em construção.

Via Correio do Estado MS

Comente esta notícia