Interior

Em nível emergencial, água do Rio Miranda deve continuar subindo por pelo menos mais dois dias

Circuito MS

6:46 06/03/2023

Volume crescente de água subiu sete centímetros nas últimas 24 horas e, caso não haja mais chuva, deve demorar pelo menos dez dias para situação normalizar

Crescente, o nível de água do Rio Miranda subiu pelo menos mais sete centímetros, nas últimas 24 horas e, conforme a Defesa Civil do município homônimo ao rio, esse volume deve continuar subindo por pelo menos mais dois dias.

Depois dos 7,14 metros registrados no último sábado, hoje (05) o nível do Rio Miranda era de 7,21 m, segundo informações repassadas por Amarildo Arguelho, chefe da Defesa Civil local.

Ainda na última sexta-feira (03), o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul apontava para o transbordamento do Rio Miranda, já prevendo “potencial para provocar significativos danos materiais e com riscos à integridade humana”.

Há cerca de quatro anos o nível do rio não chegava nesse ponto, e pelo menos cinco famílias foram expulsas de suas casas durante a madrugada, devido ao volume de água, com outras sete ilhadas em suas residências.

Longe de acabar

Pela classificação da Defesa Civil do Governo de Mato Grosso do Sul, o nível de emergência é considerado quando o nível chega aos 7 metros e, caso não chova mais, a situação deve levar pelo menos 10 dias para voltar ao normal, aponta Arguelho.

Além de equipes da Prefeitura, o monitoramento segue em Miranda, com o gerente de Recursos Hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio e técnicos do Imasul.

Entretanto, além das chuvas deste domingo, a previsão para o município é de pancadas de chuva até pelo menos quinta-feira (09), com umidade mínina acima de 60% a partir desta segunda-feira (06), aponta o Instituto Nacional de Meteorologia.

Via Correio do Estado MS

Comente esta notícia