Polícia

Energisa autua 23 estabelecimentos por furto de energia no Centro da Capital

Circuito MS

14:50 23/03/2018

[Via Midiamax]

A Energisa, concessionária de energia de Campo Grande, fez uma ação no Centro para combater o furto de energia. Os trabalhos aconteceram nesta sexta-feira (23) e contaram com o apoio da Polícia Civil. Foram vistoriados 30 locais com suspeita de furto da rede elétrica, sendo que 23 casos foram confirmados.

De acordo com a concessionária de energia, participaram da ação 20 equipes, que percorreram o quadrilátero da Avenida Fernando Correa da Costa, Padre João Crippa, Avenida Mato Grosso e Ernesto Geisel. Ao todo, foram 30 locais vistoriados, sendo confirmado furto de energia em 23 deles. A empresa informou que os clientes foram autuados e irão arcar pela energia consumida durante o período da fraude.

A Energisa informou ainda que as operações que combatem furto de energia são deflagradas por intermédio das informações do Centro de Inteligência de Combate a Perdas, que monitora constantemente o comportamento de consumo dos clientes. O combate a esse tipo de caso é uma obrigação regulatória determinada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Em 2017, a Energisa informou que em sua área de concessão, foram feitas 103 mil inspeções de combate a furtos de energia, que geraram 22,2 mil autuações. A empresa estipula que cerca de 150 clientes são autuados diariamente pelo furto de energia no Estado.

Em 2018, foram realizadas 30 mil fiscalizações somente na Capital. As ações de combate de furto de energia também aconteceram nos municípios de Maracaju e Ribas do Rio Pardo também tiveram ações de combate ao furto este ano.

A concessionária ressaltou que o furto de energia, conhecido como ‘gato’, é crime e impacta na tarifa dos clientes regulares. A pena prevista para quem utiliza a fraude varia de 2 a 8 anos e para quem se beneficia do furto, é de 1 a 4 anos.

A Energisa informa que disponibiliza meios para os clientes denunciarem o furto de energia, que pode ser feito através do Canal de Atendimento – Call Center 24 horas: 0800 722 7272, pelo aplicativo Energisa ON e pelas Redes Sociais.

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