Entidades e população se mobilizam em apoio às famílias do Mandela
16:33 17/11/2023
Fundo de Apoio à Comunidade recebe e entrega doações e Central Única das Favelas também trabalha pelo apoio às famílias
Desde roupas; cestas básicas; toalhas e forros de cama, até itens básicos de higiene pessoal e água estão sendo doados às famílias que tiveram suas casas destruídas pelo incêndio que atingiu, na tarde desta quinta-feira (17), a comunidade do Mandela, que fica região do Segredo na Capital.
Conforme o Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), diversos itens já começaram a ser entregues ainda ontem (16), sendo triado itens de higiene, como papel higiênico; sabonete, e até mesmo roupas, que já foram levadas para a comunidade em um primeiro caminhão do “Todos em Ação” na manhã desta sexta (17).
“Shopping Pátio Central; Conselho Regional de Farmácias [realizaram doações], e uma infinidade de gente… e todo mundo fazendo campanha, divulgando para a gente arrecadar. O Conselho regional tá trazendo leite em pó também, que tem muita criança lá”, expõe o FAC.
Ainda, a Secretaria de Assistência Social (SAS) preparou para a noite passada um ponto de acolhimento na escola Kamé Adania, na rua João de Farias, 67, porém apenas 11 famílias e 16 pessoas no total dormiram no espaço.
“As famílias que vieram, antes das 08h, já voltaram para a comunidade, pois querem ficar perto dos pertences e do que restou. Eles estão preferindo ficar lá, tanto que o Exército e Emha estão ampliando o número de tendas”, informou a Secretaria”, expõe a Pasta.
Cufa em ação
Além das 500 refeições oferecidas ontem (16), foram destinados 800 marmitex através da SAS nesta sexta (17) e mais 600 oferecidos pela Central Única das Favelas (CUFA) que, desde a noite de ontem, entregava água e energético para os trabalhadores que executavam os serviços mesmo com o cair da noite.
A Central concentra as arrecadações em sua sede, que fica na R. Livino Godói, 422, no Jardim São Conrado, sendo que a ideia da CUFA é montar uma cozinha comunitária na comunidade do Mandela e seguir com essa assistência presencial.
Além disso, uma campanha emergencial foi iniciada pela CUFA para ajudar essas famílias, disponibilizando o Pix da Associação das mulheres das favelas do Mato Grosso do Sul (pelo CNPJ: 45.776.653 0001.03), para à população, para que essa corrente em prol da solidariedade tenha sequência e mobilize mais sul-mato-grossenses.
Também o Fundo de Apoio à Comunidade faz sua parte e segue recebendo doações, de toda a população, que podem ser destinadas para Avenida Fábio Zahran, nº 6000, entretanto, para aqueles itens mais pesados e dificultosos de transportar, como camas, berços, fogões ou geladeiras, a população pode entrar em contato que o FAC disponibiliza carros e caminhões para buscar.
Via Correio do Estado MS
Comente esta notícia
compartilhar