Brasil

Falta de farmacêuticos no SUS é investigada em Campo Grande

A apuração começou após denúncias de que remédios estariam sendo dispensados por servidores sem formação específica na área farmacêutica

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) abriu investigação sobre a falta de farmacêuticos nas unidades de saúde de Campo Grande.

O foco do inquérito é o possível risco à segurança dos pacientes no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente na entrega de medicamentos.

A apuração começou após denúncias de que remédios estariam sendo dispensados por servidores sem formação específica na área farmacêutica.

As normas do Ministério da Saúde determinam a presença de farmacêuticos durante todo o funcionamento das unidades para garantir orientação correta e uso seguro dos medicamentos.

Segundo as informações iniciais, a ausência desses profissionais pode afetar pacientes que usam tratamentos contínuos e múltiplos remédios ao mesmo tempo.

O MPMS solicitou dados à Secretaria de Saúde e pediu vistorias do Conselho Regional de Farmácia para avaliar a situação e o risco aos usuários da rede pública.

Via Capital News

Compartilhe: