Cultura

Fim de semana tem show de Almir Sater, opções de teatro, artes visuais e projeto Som da Concha

Circuito MS

11:25 11/11/2022

Com show neste sábado, Almir Sater apresenta novo álbum “Do Amanhã Nada Sei”; programação traz ainda, entre outros destaques, opções de teatro, artes visuais e projeto Som da Concha

Com show neste sábado, a partir das 20h30min, no Bosque Expo (Shopping Bosque dos Ipês), o cantor, compositor e multi-instrumentista Almir Sater lança “Do Amanhã Nada Sei”.

Trata-se do 10º álbum de estúdio do músico, que traz 10 faixas com o que Almir sabe fazer de melhor: uma inspirada música folk brasileira de apelo, ao mesmo tempo, regional e universal.

São 16 anos sem um disco solo, que chega às plataformas após trabalhos de êxito, a exemplo dos premiados “AR” (2015) e “+AR” (2018), álbuns feitos em parceria com Renato Teixeira. O produtor Eric Silver, que assina “Do Amanhã Nada Sei”, foi também o responsável pelos dois lançamentos da dupla.

Das faixas do novo álbum, oito são em parceria com Paulo Simões. Na faixa “Angu Com Caroço”, Almir surpreende tocando cavaquinho, influência de Jô Luterio – carinhosamente chamada de Joana do Cavaco. A artista integrou a equipe de áudio da novela “Pantanal” e costumava tocar o instrumento ao fim das gravações.

Em “Ave Chamada Tempo”, o violeiro retoma a parceria com Renato Teixeira. A canção de amor “Eu Sou Mais Do Que Sou” marca, com muito lirismo, a primeira composição de Almir a quatro mãos com Luiz Carlos Sá, que fez história com o rock rural no trio Sá, Rodrix e Guarabyra.

Mas o trovador chalaneiro também é chegado em clássicos consagrados, da sua e de outras lavras. Ou seja, certamente não faltarão no repertório, entre outros sucessos, “Tocando em Frente”, “Cabecinha no Ombro” e “Comitiva Esperança”. Após a apresentação de Almir Sater, Chicão Castro faz o show de encerramento da noite. Ingressos pelo site escrivanoproducoes.com.br ou no Hiper Center Jardim dos Estados.

WHISKY E FRANKE

No domingo, pela programação do projeto Som da Concha, o cantor Franke e a banda de blues Whisky de Segunda ocupam a Concha Acústica Helena Meirelles com shows gratuitos a partir das 18h.

A primeira performance é de Franke, que apresenta o show “Passados e Futuros Presente”, em que o artista repassa a própria trajetória e interpreta novas composições, como “Música do Bolso”. O repertório combina rock e brasilidade, sob a condução de uma banda formada por jovens músicos da Capital: Renato Mendes (guitarra), Silas Zózimo (baixo), Aly Ladislau (percussão) e Matheus Ostemberg (bateria).

Na ativa desde 2003, a partir do encontro entre o vocalista Robson Pereira e o guitarrista Jefferson Pasa, a Whisky de Segunda é uma das mais tradicionais bandas de blues de Campo Grande. Após uma década de atividade, o grupo criou o MS Blues Festival, evento sem fins lucrativos que busca inserir Mato Grosso do Sul no circuito do blues brasileiro.

Eles já tocaram em asilos, presídios e, em 2014, partiram para os EUA para gravar o primeiro CD – “From Campo Grande to Chicago”. Com 19 anos de estrada, a banda segue criando e produzindo canções e vídeos, além das apresentações frequentes na noite morena.

ÉDEN

Na Galeria de Vidro da Plataforma Cultural, está em cartaz a exposição “Éden”, que reúne 24 aquarelas inéditas da artista plástica Camila Kipper, apresentadas em mostra conjunta com o origamista Elder Alves. Apesar de, como professora, ensinar técnicas diversas, Camila escolheu o abstracionismo como norte de seu trabalho.

O tema da exposição, “Éden”, ressignifica a alusão ao paraíso das escrituras para falar sobre natureza e sobre celebração ao feminino. “Éden” é anunciada como uma provocação da artista, propondo “uma fusão do feminino e da natureza, porque são seres constantemente desrespeitados”.

A militância pretende chamar atenção para a responsabilidade de se preservar as riquezas naturais e, ao mesmo tempo, combater a misoginia. Como a aquarela tem a transparência como característica, Camila transformou 14 de suas obras em luminárias, fazendo da exposição um belo jardim que integra o origami de Alves com a arte abstrata. Entrada franca.

BORBOLETA E NY CIRCUS

O Grupo Casal apresenta o espetáculo infantojuvenil “A Borboleta Mais Velha do Mundo”, às 15h de amanhã, no Shopping Bosque dos Ipês. Em cena, a história de dois palhaços que enfrentam uma aventura cheia de adrenalina, confusão e magia. Uma borboletinha descobre que, por um descuido, a vida das borboletas é muito curta e se desespera na tentativa de mudar os caminhos do futuro.

Com a ajuda do Senhor Grilo, a pequena borboleta vai ao encontro da borboleta mais velha do mundo, em uma saga para descobrir a longevidade da espécie. Um espetáculo gratuito de palhaçaria e contação de histórias.

No Shopping Norte Sul Plaza, também no sábado, às 16h30min, quem comanda a diversão é o New York Cirkus. Como é comum na história dos circos itinerantes, a família Perez, criadora da trupe, trabalha unida para levar a arte do circo a diferentes pontos da Capital, percorrendo, por exemplo, bairros da periferia com suas apresentações.

PINA

No Sesc Cultura, às 19h30min desta sexta-feira, a coreógrafa e bailarina Rosa Antuña apresenta “O Vestido”. O espetáculo de dança é uma parceria da artista com a Cia do Mato, por meio do projeto “Alvitre-o: Corpo Biográfico”. Inspirada na alemã Pina Bausch (1940-2009), a montagem convoca ainda referências literárias e cinematográficas que vão de Lewis Carrol a Shekhar Kapur.

“O vestido é a metáfora dos sonhos almejados. É o desejo tantalizado, o inalcançável, o inatingível. É a força imanente que leva alguém a vencer os próprios medos e se libertar”, diz a sinopse. Entrada franca.

CINEMA

Nos cinemas, o longa-metragem musical “One Piece Film: Red”, baseado na série de mesmo nome, é o grande destaque entre as estreias, já despontando em segundo lugar nas bilheterias desde o primeiro dia de exibição, na quinta-feira. “Pantera Negra – Wakanda Para Sempre” também está em cartaz no circuito.

Via Correio do Estado

Comente esta notícia